Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/189
Título: Uso de nim no controle de Alphitobius Diaperinus (panzer) (Coleoptera: Tenebrionidae) em vagens de amendoim armazenado
Autor(es): Ferreira, Elaine Cristina Batista
Palavras-chave: Controle de pragas
Amendoim - Cultivo
Inseticidas orgânicos
Data do documento: 17-Set-2012
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a bioatividade de nim (Azadirachta indica A. Juss) sobre Alphitobius diaperinus (Panzer), em vagens de amendoim. Para realização do estudo, vagens foram selecionadas, pesadas e colocadas em sacos de ráfia (25 cm de comprimento x 19 cm de largura e acondicionados em recipientes plásticos (10 cm de altura x 20 cm de comprimento x 13 cm de largura) O tratamento das vagens foi realizado utilizando-se concentrado emulsionável de nim (Neemseto), óleo de nim e pó da folha de nim, na concentração a 4%. Além destes tratamentos foi utilizada uma testemunha (sem controle), sendo cada tratamento repetido cinco vezes. Para cada repetição foram utilizados 20 insetos na fase adulta, não sexados e com idade de até 30 dias após a emergência. As avaliações foram feitas aos 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias após instalação do bioensaio. Para análise dos dados utilizou-se o teste de Tukey para o número de descendentes (larvas, pupas e adultos) e o número de vagens e sementes perfuradas. A eficiência dos produtos à base de nim sobre A. diaperinus foi calculada pelo método de Abbott, para a avaliação aos 30 dias e Sun Shepard para as avaliações aos 60, 90, 120, 150 e 180 dias do armazenamento. De acordo com os resultados pode-se concluir que os produtos mais eficientes foram o concentrado emulsionável e óleo de nim; os produtos testados não tiveram influência sobre a descendência de A. diaperinus; o concentrado emulsionável e o óleo foram mais efetivos em proteger as vagens e sementes nos dois últimos períodos de armazenamento do amendoim; as vagens se constituem uma barreira para reprodução e injúrias as sementes por A. diaperinus.
Descrição: FERREIRA, E. C. B. Uso de nim no controle de Alphitobius Diaperinus (panzer) (Coleoptera: Tenebrionidae) em vagens de amendoim armazenado. 2011. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/189
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elaine Cristina Batista Ferreira.pdfElaine Cristina Batista Ferreira628.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.