Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Alisson Meneses-
dc.date.accessioned2019-03-25T19:35:38Z-
dc.date.available2019-03-25T19:35:38Z-
dc.date.issued2017-08-04-
dc.identifier.other21. ed. CDD 004-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18906-
dc.descriptionBATISTA, A. M. Investigando a existência de estereótipos na área de tecnologia. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo definir quais os principais estereótipos existentes atualmente na área tecnológica e analisar a relação destes estereótipos com as escolhas que estudantes realizam antes e durante um curso superior. No intuito de entender a temática da pesquisa, realizou-se o levantamento sobre os estudos de tecnologia da informação e estereótipos. Assim, os tópicos abordados no referencial teórico envolveram o perfil do profissional da informação, os estereótipos na ciência da computação, bem como o estereótipo “nerd”, a presença feminina na área tecnológica e os grupos étnicos na área tecnológica. Os questionamentos apontados neste estudo tratam de verificar e analisar a existência dos estereótipos no âmbito de cursos relacionados à tecnologia. A pesquisa teve um total de 151 amostras, distribuídas entre alunos de ensino médio e superior. No estudo realizado, os dados coletados possuem natureza qualiquantitativa. A análise proposta para este estudo foi uma análise estatística descritiva, com foco na descrição de dados. Pode-se concluir que, uma porcentagem significativa dos representantes possui interesse na área. Em particular, uma grande parte dos participantes do sexo masculino do ensino médio objetiva ingressar em um curso da área. No entanto, é possível perceber, ao se analisar a opinião destes alunos em relação a alguns estereótipos, que ainda há preconceitos relacionados à área da computação. Estes preconceitos que podem afetar significativamente nas opções de escolha dos alunos, principalmente naqueles pertencentes ao ensino médio.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Danielle Chaves de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectEsteriótipospt_BR
dc.subjectAfinidades Tecnológicaspt_BR
dc.titleInvestigando a existência de estereótipos na área de tecnologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alisson Meneses Batista.pdf15.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.