Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18924
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Silvana Maria | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-25T22:19:42Z | - |
dc.date.available | 2019-03-25T22:19:42Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-31 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371.35 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18924 | - |
dc.description | MEDEIROS, S. M. Gerenciamento de projetos (PMBOK) e design instrucional: contribuições para uma EAD on-line significativa. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O mundo globalizado e a crescente explosão tecnológica propiciaram o surgimento de novos paradigmas educacionais. Este cenário reflete uma fusão das características das sociedades contemporâneas, centradas na informação, fazendo emergir o que esta pesquisa identifica, reconhece e admite como sendo: uma aprendizagem on-line resultante da cultura digital. O presente texto expõe reflexões sobre a Educação a Distância (EaD) rompendo distâncias, partindo do pressuposto de que o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em projetos educacionais provocaram uma profunda ressignificação sobre o espaço/tempo. Este trabalho traçou, ainda, uma compreensão acerca da relevância de se pensar as práticas de elaboração do material didático, haja vista que as singularidades desta modalidade de ensino demandam peculiaridades diferenciadas do ensino presencial. Com base nesta percepção, o estudo desta pesquisa problematizou também o Design Instrucional (DI) frente à elaboração de objetos de aprendizagem para a EaD, sob a lógica da metodologia do Gerenciamento de Projetos (GP), por meio do PMBOK, com foco na construção do conhecimento na educação on-line. Para tanto, mediante estudo bibliográfico, fez-se uma reflexão para unir os universos da EaD, do DI e do GP à serviço da aprendizagem significativa. Para isto, propôs-se colocar em discussão as dimensões da educação e a interatividade, proporcionadas pelas TDIC, como princípios norteadores para o ensino e a aprendizagem. Dado o exposto, discute-se questões relevantes sobre a estrutura cognitiva humana, bem como a construção e efetivação da aprendizagem autônoma, permeada pela digitalização - característica da sociedade emergente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosângela de Araújo Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Design Institucional | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Gerenciamento de Projetos | pt_BR |
dc.subject | Material Didático | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.title | Gerenciamento de projetos (PMBOK) e design instrucional: contribuições para uma EAD on-line significativa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Silvana Maria Medeiros.pdf | 24.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.