Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18936
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Victor Anderson Fortunato dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-25T23:11:18Z | - |
dc.date.available | 2019-03-25T23:11:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-04 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 005.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18936 | - |
dc.description | SANTOS, V. A. F. O Scratch como ferramenta de apoio ao ensino de algoritmos: uma opinião discente. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em cursos de programação é comum encontrar turmas de Algoritmos com superlotação. Na pesquisa que foi realizada para compor este trabalho, pode-se identificar que existe um grau elevado de reprovação dentre os veteranos, fato que pode subsidiar essa superlotação. Este trabalho trata exatamente isso, ele leva em consideração o fato de que a alta taxa de reprovação pode desestimular os alunos a permanecerem no curso. E para tentar reverter o quadro de reprovação, foi sugerida a inserção do Scratch como ferramenta de apoio aos alunos, uma vez que a utilização dessa ferramenta traz a oportunidade de uma aprendizagem de maneira lúdica, opondo-se às mais tradicionais na qual os alunos apenas interagem com uma interface pouco amigável. Para amparar essa proposta, foi realizada uma pesquisa quantitativa sobre a opinião dos alunos acerca da mesma. Para tanto, foi necessária uma primeira pesquisa para identificar os problemas existentes na opinião dos alunos. Posteriormente, foi ministrada uma oficina situando o Scratch na disciplina e por fim foi realizada a última pesquisa para identificar a aceitação da ferramenta. Como resultado, obteve-se aceitação de aproximadamente 96,66% para a ferramenta, ou seja, aproximadamente 96,66% dos alunos entrevistados aceitaram a proposta. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kézia de Vasconcelos Oliveira Dantas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Scratch | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade na Informática | pt_BR |
dc.title | O Scratch como ferramenta de apoio ao ensino de algoritmos: uma opinião discente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Victor Anderson Fortunato dos Santos.pdf | 4.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.