Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18989
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Abrantes, Maria Gracielly Lacerda de | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-26T11:40:23Z | - |
dc.date.available | 2019-03-26T11:40:23Z | - |
dc.date.issued | 2011-11-16 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18989 | - |
dc.description | ABRANTES, M. G. L. Uma proposta curricular para a disciplina de informática educativa a ser implantada no ensino médio. 2011. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O referido estudo tem como objetivo apresentar a necessidade de implantar a disciplina Informática no âmbito educacional para que possa ser inserida na Matriz Curricular do Ensino Médio, uma vez que, a inserção de recursos tecnológicos nas escolas com fins educativos, poderá contribuir de maneira significativa e proporcionar mudanças na prática docente. Neste sentido, esta pesquisa bibliográfica, seguida da pesquisa de campo tem a finalidade de analisar as contribuições da inserção da componente curricular: Informática Educativa no âmbito das escolas de Ensino Médio, tomando como referência a aplicação de um questionário, com o propósito de identificar as necessidades da comunidade escolar ao direcionamento do uso adequado da informática no processo de ensino-aprendizagem. A referida pesquisa de campo foi realizada em 02 (duas) Instituições de Ensino, sendo 01(uma) da rede pública e 01(uma) da rede privada, localizadas na cidade de Patos-PB. Os sujeitos envolvidos na pesquisa de campo foram 200 (duzentos) divididos em três categorias, conforme as funções exercidas, tais como: gestores, professores e alunos. Os dados obtidos foram tabulados para uma abordagem quantitativa traduzida em percentuais e, qualitativa através das interpretações e descrições observadas na perguntas subjetivas. Com o intuito de identificar as contribuições teóricas, estas foram pautadas nas observações epistemológicas dos seguintes autores: Borda e Penteado (2001), Grégoire (1996), Hetkowski (2004), Lima Junior (2005), Macedo (2007), Martinez (2004), Oliveira (1997), Sampaio e Leite (2004) e entre outros, os quais serviram de base para esse estudo. Observa-se ao final da pesquisa que os objetivos previstos foram alcançados, uma vez que, já existe a disciplina Informática Educativa em ambas as escolas e como os sujeitos pesquisados apontam sua necessidade e importância no âmbito do ensino médio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Edilene Araújo dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Informática na Educação | pt_BR |
dc.title | Uma proposta curricular para a disciplina de informática educativa a ser implantada no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Gracielly Lacerda de Abrantes.pdf | 20.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.