Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18994
Título: A importância da narrativa no ensino fundamental e o computador como ferramenta de auxílio para o estímulo da leitura
Autor(es): Brito Júnior, Amilton de Souza
Palavras-chave: Educação
Informática na Educação
Data do documento: 23-Nov-2011
Resumo: O presente artigo científico analisa a importância da narrativa como um veículo pelo qual são transmitidas as histórias de várias culturas para os estudantes do ensino fundamental, sendo por isso considerada como instrumento de expansão do universo social e cultural do educando. A narrativa, objeto do trabalho em comento, tem ainda como propósito apresentar ao leitor os aspectos temporais e espaciais, geralmente na terceira pessoa do singular, de histórias como romances, contos, fábulas, notícias de jornal, etc. Verifica-se que este tipo de texto é de grande valia no ensino fundamental, pois proporciona ao aluno a descoberta de mundos novos através da leitura. Igualmente, este trabalho ainda investiga a utilização do computador como auxílio à narrativa, haja vista seu potencial pedagógico no processo de construção do conhecimento na sociedade moderna. Nesse sentido, a proposta metodológica aqui adotada recorre à pesquisa com base documental/bibliográfica, enfatizando numa ótica mais teórica como a vivência da leitura através do gênero narrativo e do uso da ferramenta computador pode propiciar o desenvolvimento do pensamento organizado, capaz de levar o sujeito a uma postura consciente, reflexiva e crítica frente à realidade em que vive e atua.
Descrição: BRITO JÚNIOR, A. S. A importância da narrativa no ensino fundamental e o computador como ferramenta de auxílio para o estímulo da leitura. 2011. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18994
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amilton de Souza Brito Júnior.pdf3.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.