Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1902
Título: O conceito de mal radical e sua relação com a religião, em Kant
Autor(es): Santos, Gilson Soares dos
Palavras-chave: Kant
Moral
Religião
Data do documento: 18-Set-2013
Resumo: O propósito deste artigo é conceituar o mal radical no pensamento de Immanuel Kant, bem como refletir sobre sua proposta que trata acerca da possibilidade de um resgate da disposição originária para o bem na natureza humana e o papel da religião nesse resgate. Estes temas perpassam a filosofia da religião, proposta por Kant, em sua obra A religião nos limites da simples razão, publicada em 1793. O mal radical, em Kant, é entendido como uma inversão, pelo livre-arbítrio, deliberada, desde sempre, pelo homem, tornando-se um obstáculo na caminhada do ser humano para o bem da espécie. Por isso, para Kant, o mal radical precisa ser superado, e a religião moral, que é enquadrada na simples razão, apresenta-se como necessária para essa superação, proporcionando o possível resgate da disposição natural do homem para o bem.
Descrição: Santos, G. S. dos. O conceito de mal radical e sua relação com a religião, em Kant. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1902
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilson Soares dos Santos.pdfGilson Soares dos Santos550.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.