Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19035
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes, Rafaella Patricio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-26T18:20:18Z | - |
dc.date.available | 2019-03-26T18:20:18Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-26 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 004 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19035 | - |
dc.description | MENDES, R. P. S. Lira: Um chatbot para auxiliar professores na identificação dos objetivos educacionais. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com os meios de comunicação ficando cada vez mais automatizados, muitas tecnologias têm sido desenvolvidas para otimizar vários processos, como é o caso das Plataformas de Mensagens Instantâneas (IM), utilizadas em diversos setores, inclusive acadêmico. Os chatbots que integram IM são agentes de conversação que podem automatizar conversações de forma dinâmica e rápida sobre algum domínio de interesse. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um chatbot para auxiliar professores na identificação de objetivos educacionais. O domínio modelado para o chatbot foi o da Taxonomia de Bloom, metodologia de organização dos objetivos educacionais. Apenas o aspecto cognitivo da taxonomia foi modelado neste trabalho e o chatbot recebeu o nome Lira. O método para desenvolver a aplicação utilizou o framework presente na ferramenta Dialogflow, que auxilia no processo de construção de chatbot. Como resultado, o Lira se propõe a realizar três funções principais: identificar o nível cognitivo de uma questão de avaliação, auxiliar o professor na elaboração de um objetivo educacional, e sugere a mudança de nível para uma questão de avaliação. Após testes de verificação e validação foi observado que o chatbot Lira se comportou de forma correta para o domínio da taxonomia de Bloom com relação as suas três funções principais. Concluiu-se ao final da pesquisa que o Lira pode ser uma ferramenta bastante útil para auxiliar o professor na identificação dos objetivos educacionais da taxonomia de Bloom em suas atividades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Pablo Roberto Fernandes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Taxonomia de Bloom | pt_BR |
dc.subject | Objetivos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Chatbot | pt_BR |
dc.subject | Mensagem instantânea | pt_BR |
dc.title | Lira: Um chatbot para auxiliar professores na identificação dos objetivos educacionais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rafaella Patrício da Silva Mendes.pdf | 9.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.