Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima Júnior, Paulo Barbosa de-
dc.date.accessioned2019-03-26T19:19:22Z-
dc.date.available2019-03-26T19:19:22Z-
dc.date.issued2017-11-27-
dc.identifier.other21. ed. CDD 371.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19043-
dc.descriptionLIMA JÚNIOR, P. B. Utilização do Software Tracker no Ensino de Física: aplicação no Movimento Harmônico Simples. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo aborda a utilização do software livre Tracker, que é destinado à vídeo-análise, como proposta de possibilitar uma alternativa para auxiliar as aulas de Física, dando suporte às atividades teóricas e experimentais. Essa ferramenta pode ser aplicada no ensino de Física, tanto na educação básica quanto no ensino superior, a fim de incrementar e facilitar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O programa possui uma interface gráfica bastante intuitiva e de fácil manuseio para quem tem conhecimentos básicos sobre informática. Com a vídeo-análise do Tracker, é possível abordar diversos conceitos da Física por meio de filmagens feitas com os smartphones, câmeras digitais e até mesmo webcam. Neste trabalho, abordamos como o uso do software pode contribuir para uma aprendizagem significativa e mostrar que seu uso pode suprir a falta de um laboratório didático. Tratamos aqui duas atividades experimentais: uma sobre o pêndulo simples e a outra sobre o sistema massa mola, ambas relacionadas ao Movimento Harmônico Simples, que também validam o programa como passível de aplicação no tempo didático de uma aula de laboratório típica e destacam seu potencial para o desenvolvimento de competências e habilidades importantes no tratamento de dados experimentais e na descrição dos fenômenos físicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rodrigo César Fonseca da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTrackerpt_BR
dc.subjectVídeo-análisept_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectMovimento Harmônico Simplespt_BR
dc.subjectSoftware Trackerpt_BR
dc.titleUtilização do Software Tracker no Ensino de Física: aplicação no Movimento Harmônico Simplespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Barbosa de Lima Junior.pdf8.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.