Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19043
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima Júnior, Paulo Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-26T19:19:22Z | - |
dc.date.available | 2019-03-26T19:19:22Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-27 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19043 | - |
dc.description | LIMA JÚNIOR, P. B. Utilização do Software Tracker no Ensino de Física: aplicação no Movimento Harmônico Simples. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda a utilização do software livre Tracker, que é destinado à vídeo-análise, como proposta de possibilitar uma alternativa para auxiliar as aulas de Física, dando suporte às atividades teóricas e experimentais. Essa ferramenta pode ser aplicada no ensino de Física, tanto na educação básica quanto no ensino superior, a fim de incrementar e facilitar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O programa possui uma interface gráfica bastante intuitiva e de fácil manuseio para quem tem conhecimentos básicos sobre informática. Com a vídeo-análise do Tracker, é possível abordar diversos conceitos da Física por meio de filmagens feitas com os smartphones, câmeras digitais e até mesmo webcam. Neste trabalho, abordamos como o uso do software pode contribuir para uma aprendizagem significativa e mostrar que seu uso pode suprir a falta de um laboratório didático. Tratamos aqui duas atividades experimentais: uma sobre o pêndulo simples e a outra sobre o sistema massa mola, ambas relacionadas ao Movimento Harmônico Simples, que também validam o programa como passível de aplicação no tempo didático de uma aula de laboratório típica e destacam seu potencial para o desenvolvimento de competências e habilidades importantes no tratamento de dados experimentais e na descrição dos fenômenos físicos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rodrigo César Fonseca da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tracker | pt_BR |
dc.subject | Vídeo-análise | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Movimento Harmônico Simples | pt_BR |
dc.subject | Software Tracker | pt_BR |
dc.title | Utilização do Software Tracker no Ensino de Física: aplicação no Movimento Harmônico Simples | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Paulo Barbosa de Lima Junior.pdf | 8.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.