Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19058
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jamesson Abdênego Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-26T20:51:40Z | - |
dc.date.available | 2019-03-26T20:51:40Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-02 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 005.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19058 | - |
dc.description | SILVA, J. A. S. Pensamento Computacional: Contribuição do Ensino de Lógica de Programação para Alunos de uma Escola Pública em Mãe D’água. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi utilizar o 1pensamento computacional na E.M.E.F Manoel Nunes Trindade, na cidade de Mãe D’Água (PB), com os alunos do 7º ano do ensino Fundamental II, no intuito de fomentar o desenvolvimento do raciocínio lógico nos alunos da turma citada e poder examinar o desenvolvimento dos mesmos usando como base suas notas na disciplina de matemática. Por meio da pesquisa-ação, houve a participação do pesquisador no ensino da teoria da Ciência da Computação, através de exercícios e jogos, levando o aluno a criar suas soluções e conclusões acerca dos problemas levantados em sala de aula, promovendo o pensamento computacional. Usou-se como base de estudo, o livro Computer Science Unplugged (Ensinando Ciência da Computação sem uso do computador), a plataforma de linguagem de programação LOGO Kturtle e testes executados nas Olímpiadas Brasileira de Matemática e nas Olimpíadas Brasileiras de Informática. Este trabalho não visou apenas ensinar computação aos alunos, mas desenvolver nos mesmos o interesse em olhar de forma mais objetiva e clara os problemas, buscando soluções mais rápidas e eficazes por meio do raciocínio lógico computacional. Os dados da pesquisa, e desempenho dos alunos, foram obtidos através dos exercícios executados em sala de aula, no laboratório de informática da escola e nos diários escolares do professor da disciplina de matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Pablo Roberto Fernandes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio Lógico | pt_BR |
dc.subject | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
dc.title | Pensamento Computacional: Contribuição do Ensino de Lógica de Programação para Alunos de uma Escola Pública em Mãe D’água | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jamesson Abdenego Lopes Silva.pdf | 8.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.