Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19058
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jamesson Abdênego Lopes-
dc.date.accessioned2019-03-26T20:51:40Z-
dc.date.available2019-03-26T20:51:40Z-
dc.date.issued2017-08-02-
dc.identifier.other21. ed. CDD 005.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19058-
dc.descriptionSILVA, J. A. S. Pensamento Computacional: Contribuição do Ensino de Lógica de Programação para Alunos de uma Escola Pública em Mãe D’água. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi utilizar o 1pensamento computacional na E.M.E.F Manoel Nunes Trindade, na cidade de Mãe D’Água (PB), com os alunos do 7º ano do ensino Fundamental II, no intuito de fomentar o desenvolvimento do raciocínio lógico nos alunos da turma citada e poder examinar o desenvolvimento dos mesmos usando como base suas notas na disciplina de matemática. Por meio da pesquisa-ação, houve a participação do pesquisador no ensino da teoria da Ciência da Computação, através de exercícios e jogos, levando o aluno a criar suas soluções e conclusões acerca dos problemas levantados em sala de aula, promovendo o pensamento computacional. Usou-se como base de estudo, o livro Computer Science Unplugged (Ensinando Ciência da Computação sem uso do computador), a plataforma de linguagem de programação LOGO Kturtle e testes executados nas Olímpiadas Brasileira de Matemática e nas Olimpíadas Brasileiras de Informática. Este trabalho não visou apenas ensinar computação aos alunos, mas desenvolver nos mesmos o interesse em olhar de forma mais objetiva e clara os problemas, buscando soluções mais rápidas e eficazes por meio do raciocínio lógico computacional. Os dados da pesquisa, e desempenho dos alunos, foram obtidos através dos exercícios executados em sala de aula, no laboratório de informática da escola e nos diários escolares do professor da disciplina de matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Pablo Roberto Fernandes de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRaciocínio Lógicopt_BR
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.titlePensamento Computacional: Contribuição do Ensino de Lógica de Programação para Alunos de uma Escola Pública em Mãe D’águapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jamesson Abdenego Lopes Silva.pdf8.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.