Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19065
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Zênia Brito de | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-26T21:08:27Z | - |
dc.date.available | 2019-03-26T21:08:27Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-04 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19065 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Z. B. Um estudo de caso sobre as Tecnologias Digitais na Educação Infantil. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso da informática na Educação Infantil vem ganhando espaço nas discussões entre os estudiosos no século XXI. O estudo aqui apresentado reflete sobre esta temática e tem como objetivo apresentar como educandos e educadores de três (3) instituições de Educação Infantil da cidade de Patos-PB interagem com as tecnologias digitais da Informação e Comunicação (TDIC), dentro e fora do ambiente escolar. Como duas são públicas e uma particular, intentou-se também analisar diferenças no uso dessas tecnologias, de acordo com grupo atendido. Através de aplicação de questionário com 20 professoras e 68 famílias dos alunos, este estudo de caso foi elaborado a partir das ideias de Lèvy (1999), Prensky (2001), Palfrey e Gasser (2011) que tratam do mundo digital e seus nativos; Kuhlmann Junior (2010), Kramer (2006) e Oliveira (2010), que discutem Educação Infantil, entre outros. Verificou-se na presente investigação que professores e alunos da escola particular investigada utilizavam as TDIC dentro e fora do ambiente escolar. Os professores das duas instituições públicas, em sua maioria, usavam as referidas tecnologias em sua vida particular, por meio de computadores pessoais. Já as crianças das instituições públicas não estavam inseridas no mundo digital, tanto na escola quanto fora dela. Neste sentido, as creches públicas, até o momento desta pesquisa, não exploravam as novas tecnologias em suas atividades deixando de proporcionar as crianças desta etapa da Educação Básica experiências educativas no mundo digital. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosângela de Araújo Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Ciberinfância | pt_BR |
dc.title | Um estudo de caso sobre as Tecnologias Digitais na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Zênia Brito de Oliveira.pdf | 10.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.