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dc.contributor.authorSilva, Valdo Mendes da-
dc.date.accessioned2019-03-26T21:49:05Z-
dc.date.available2019-03-26T21:49:05Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19080-
dc.descriptionSILVA, V. M. Investigação de modelagem matemática na estação de tratamento de água na cidade de Patos-PB: proposta para aprender matemática. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA Modelagem em Educação Matemática é uma das tendências atuais que pode auxiliar os professores de Matemática em sala de aula. A Modelagem em Educação Matemática tem potencializado a aprendizagem de conteúdos matemáticos por meio situações cotidianas ou experiências vivenciadas pelos alunos em contextos sociais. Assim, o presente trabalho monográfico tem por objetivo Investigar e modelar, matematicamente, uma Companhia de Tratamento de Água para aprendizagem em Matemática. O estudo partiu, a princípio, de uma observação sistemática do ambiente modelado, trazendo informações sobre: origem da companhia, serviços oferecidos (incluindo a visita de alunos de escolas públicas e privadas), a explicação das etapas do tratamento da água e outras características específicas do ambiente. A monografia buscou respaldo teórico e metodológico a partir de autores que defendem o uso da Modelagem em Educação Matemática nas práticas pedagógicas, como Bassanezi (2011; 2006; 2002), Barbosa (2001), Almeida e Dias (2004), Malheiros (2004) Biembengut (2009; 2005) entre outros, tendo como referência a concepção apresentada por Bassanezi (2011). Depois da observação sistemática e de análise do ambiente modelado, a Companhia de Tratamento de Água, foi possível apresentar pelos menos cinco modelos matemáticos. Evidencia-se, também, as situações modeladas podem ser exemplos de modelos matemáticos, as quais podem ser trabalhadas em sala de aula, inclusive com os alunos que visitam à Companhia de Tratamento de Água. Conclui-se, ainda, que ambientes dessa naturezas podem potencializar os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, quando o professor utiliza da Modelagem Matemática em suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Júlio Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectModelagem em Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectModelos Matemáticospt_BR
dc.subjectAprendizagem em Matemáticapt_BR
dc.titleInvestigação de modelagem matemática na estação de tratamento de água na cidade de Patos-PB: proposta para aprender matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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