Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19080
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Valdo Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-26T21:49:05Z | - |
dc.date.available | 2019-03-26T21:49:05Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-29 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19080 | - |
dc.description | SILVA, V. M. Investigação de modelagem matemática na estação de tratamento de água na cidade de Patos-PB: proposta para aprender matemática. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Modelagem em Educação Matemática é uma das tendências atuais que pode auxiliar os professores de Matemática em sala de aula. A Modelagem em Educação Matemática tem potencializado a aprendizagem de conteúdos matemáticos por meio situações cotidianas ou experiências vivenciadas pelos alunos em contextos sociais. Assim, o presente trabalho monográfico tem por objetivo Investigar e modelar, matematicamente, uma Companhia de Tratamento de Água para aprendizagem em Matemática. O estudo partiu, a princípio, de uma observação sistemática do ambiente modelado, trazendo informações sobre: origem da companhia, serviços oferecidos (incluindo a visita de alunos de escolas públicas e privadas), a explicação das etapas do tratamento da água e outras características específicas do ambiente. A monografia buscou respaldo teórico e metodológico a partir de autores que defendem o uso da Modelagem em Educação Matemática nas práticas pedagógicas, como Bassanezi (2011; 2006; 2002), Barbosa (2001), Almeida e Dias (2004), Malheiros (2004) Biembengut (2009; 2005) entre outros, tendo como referência a concepção apresentada por Bassanezi (2011). Depois da observação sistemática e de análise do ambiente modelado, a Companhia de Tratamento de Água, foi possível apresentar pelos menos cinco modelos matemáticos. Evidencia-se, também, as situações modeladas podem ser exemplos de modelos matemáticos, as quais podem ser trabalhadas em sala de aula, inclusive com os alunos que visitam à Companhia de Tratamento de Água. Conclui-se, ainda, que ambientes dessa naturezas podem potencializar os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, quando o professor utiliza da Modelagem Matemática em suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Júlio Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Modelagem em Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Modelos Matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem em Matemática | pt_BR |
dc.title | Investigação de modelagem matemática na estação de tratamento de água na cidade de Patos-PB: proposta para aprender matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Valdo Mendes da Silva.pdf | 9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.