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dc.contributor.authorMartins, Francidalva Trajano-
dc.date.accessioned2019-03-27T11:12:45Z-
dc.date.available2019-03-27T11:12:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19088-
dc.descriptionMARTINS, F. T. A ludicidade na educação infantil da Escola Municipal de Mulungu/PB. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o intuito de disponibilizar informações acerca da prática lúdica na modalidade de ensino, educação infantil, com ênfase na aprendizagem dos discentes por meio dos jogos e brincadeiras. O brincar em sua essência é uma ação que cria e recria experiências, mexem com os sentidos e sentimentos, aguçando a imaginação e desenvolvendo diversos saberes. Tendo como objetivo principal observar o uso da ludicidade na educação infantil, no Centro Educacional de Ensino Fundamental Epaminondas Torres de Aquino, na cidade de Mulungu/PB. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo. Acreditamos que atividades dinâmicas de motivação, utilização de jogos pedagógicos, bem como os momentos de socialização e afetividade oportunizam aprendizagem por meio do mundo imaginário, proporcionado pela ludicidade. Este estudo está dividido da seguinte forma: Introdução, A infância e os jogos, Os jogos e os PCN’s, Os jogos em sala de aula, Os jogos e a formação do professor, Os jogos na abordagem Piagetiana, Conceituando o jogo, Aportes metodológicos, Análise dos dados, Resultados e discussões, Considerações finais, Referencias e Apêndice. Contamos com o respaldo teórico dos seguintes autores (as): BARBOSA (2006); Parâmetros Curriculares Nacionais (1998); Marconi, Lakatos (2007); Minayo (2000); Moyles (2006); Moyles (2002); Oliveira (2007); Oliveira (2002); Pádua (2000); Piaget (1990); Rizzi (1997); Vygotsky (1979). Percebemos então, a importância da estimulação, incentivo e valorização do brincar desde tenra idade, os reflexos de tais ações são vistos nas relações interpessoais que se estabelecem ao longo da vida, bem como na capacidade de raciocínio, imaginação, linguagem e tantos outros aspectos concernentes ao processo de formação integral dos educandos. Os jogos propiciam o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do seu conhecimento. Promove a construção de saberes cognitivo, físico, social e psicomotor o que o leva a memorizar mais facilmente o assunto abordado. Além disso, desenvolve as habilidades necessárias às práticas educacionais da atualidade. Portanto, acreditamos ter cumprido com o objetivo geral deste trabalho, pois fica evidente neste estudo, a importância da ludicidade na educação infantil, resultando nas mais variadas aprendizagens adquiridas no âmbito escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA ludicidade na educação infantil da Escola Municipal de Mulungu/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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