Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19092
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Dioclécio dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-27T11:15:06Z | - |
dc.date.available | 2019-03-27T11:15:06Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.981 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19092 | - |
dc.description | ARAÚJO, D. dos S. Importância do PIBID para o ensino de Geografia e formação de docentes. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desenvolver uma metodologia e prática de ensino para atuar em sala de aula, assim como se adequar as novas tecnologias é um grande desafio à formação docente. Atualmente existem diversos programas que buscam valorizar e contribuir com a formação de professores de Geografia, como por exemplo o PIBID. O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância do PIBID para a formação docente na escola Cidadã Integral Professor José Soares de Carvalho localizada na cidade de Guarabira-PB na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com base na experiência realizada sob a participação do Subprojeto Geografia PIBID/UEPB. Para a construção deste trabalho foi feito um levantamento de material bibliográfico para o embasamento teórico, descrição e análise de algumas atividades que foram realizadas nas turmas de EJA no ano de 2017 e registro fotográfico. Durante o período de vivência na escola foi realizado planejamentos, regências e desenvolvida diversas atividades, entre as quais foram relatadas neste trabalho o quiz geográfico, seminários temáticos e produção de maquetes. Conclui-se que o PIBID contribuiu de forma primorosa para a formação docente na medida que, permitiu o contato do aluno de licenciatura com o ambiente escolar, nos permitindo assim desenvolver metodologias de ensino, além de pensar alternativas e meios para dinamizar as aulas de Geografia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cléoma Maria Toscano Henriques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Importância do PIBID para o ensino de Geografia e formação de docentes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Dioclécio dos Santos Araújo.pdf | PDF - Dioclécio dos Santos Araújo | 3.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.