Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19095
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLuna, Suelene de Brito-
dc.date.accessioned2019-03-27T11:16:48Z-
dc.date.available2019-03-27T11:16:48Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 371.334-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19095-
dc.descriptionLUNA, S. de B. Letramento digital: as contribuições das novas tecnologias nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas em Sapé/PB. 2018. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO termo letramento surgiu há algumas décadas atrás em meados dos anos 80, quando o Brasil vivenciava um alto índice de analfabetismo e repetências nas séries escolares. Assim, o letramento firma explicando o oposto de ser analfabeto, ou seja, pessoas que possuíam práticas de leitura e escrita mais avançadas em todo seu meio social seriam pessoas letradas. Com as novas tecnologias permeando toda sociedade, novos letramentos se configuram, assim o letramento digital que se faz presente afeiçoando pessoas com domínio sobre as tecnologias digitais. Com toda essa vastidão de avanços tecnológicos, as crianças estão cada vez mais encantadas com tanto fascínio e prazeres que as tecnologias oferecem, podendo auxiliar até em sua aprendizagem escolar. Dessa forma a presente pesquisa objetivou analisar as contribuições das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para o conhecimento e desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A estrutura do trabalho está organizada da seguinte forma: em um primeiro momento abordaremos o letramento, fundamentado em: Soares (2003;2011), Tfouni (2010). Em sequência, no segundo momento delimitamos a leitura e escrita teoricamente baseada em: Lajolo; Zilberman (1982), Freire (1982). No terceiro momento pautamos o letramento digital com fundamentos em: Aquino (2003), Gilster (1997), Almeida (2007), Lévy (1999). No quarto momento escrevemos sobre os gêneros digitais teorizados em: Marcuschi; Xavier (2005), Palfrey; Gasser (2011), Shlobinski (2012), Martins (2001). Assim no quinto momento, categoricamente falamos sobre a Era digital, a qual teve fundamentação teórica em: Kenski (2007), e Palfrey; Gasser (2011). Vindo o sexto momento onde escrevemos sobre tecnologias digitais, com suas bases teóricas em: Kenski (2007), e Castells (1942). No sétimo momento abordamos as Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação, fundamentada em: Fava (2012), Moran; Masetto; Behrens (2004), Graciani (2014), e Freire (1996). Vindo o oitavo momento, o qual expomos professores digitais, fundamentado em: Moran; Masetto; Behrens (2004), Kenski (2007), e Palfrey; Gasser (2011). E em seguida o nono momento pautamos aprendizes digitais com fundamentação teórica em: Moran; Masetto; Behrens (2004), Kenski (2007), Prenky (2001), Palfrey; Gasser (2011), e Mattar (2010). Metodologicamente a pesquisa foi pautada numa abordagem qualitativa que segundo Minayo (2008), trabalha com o universo dos significados e dos motivos, para tanto, foi realizado um estudo de caso que conforme Gil (1989) é caracterizado pelo estudo profundo de um objeto, de maneira a permitir conhecimento amplo e detalhado do mesmo. Para coleta de dados foram feitas entrevistas com os alunos do 3º ano do fundamental I, de duas escolas públicas de Sapé – PB. Dessa forma, será feita a análise dos dados coletados, contextualizando o campo de investigação e fazendo a caracterização dos sujeitos investigados a partir das respostas dadas ao instrumento utilizado. Como resultado da pesquisa, ficou evidenciado que as tecnologias digitais contribuem para a aprendizagem dos discentes, concedendo várias possibilidades favoráveis de aprender por meio delas, seja jogando, seja fazendo buscas na internet, seja assistindo vídeos, seja nas redes sociais, de diferentes maneiras esses sujeitos vem desenvolvendo seu letramento com o auxílio das TIC´s.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vanusa Valério dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleLetramento digital: as contribuições das novas tecnologias nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas em Sapé/PB.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suelene de Brito Luna.pdfPDF - Suelene de Brito Luna9.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.