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dc.contributor.authorXavier, Lanás Aparecida Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-03-27T11:18:19Z-
dc.date.available2019-03-27T11:18:19Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 371.334-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19098-
dc.descriptionXAVIER, L. A. R. Nativos, imigrantes e excluídos digitais: um estudo de caso na UEPB Guarabira/Campus III. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEstamos nitidamente cercados por diversas mudanças em todo o âmbito social, e com isso temos um emergente avanço tecnológico. Deste modo, na educação nos deparamos com os nativos, imigrantes, excluídos digitais e os seus diversos entraves, tanto no que diz respeito aos docentes, quanto para os discentes, tendo em vista as inovações tecnológicas que rapidamente se espalham à nossa volta. Logo, as instituições educacionais não podem de maneira alguma ficar de fora destas transformações. Diante dessa perspectiva, esta pesquisa objetivou analisar como o professor pode ressignificar sua prática pedagógica, fazendo uso das novas ferramentas tecnológicas em sala de aula. E como esses docentes e alunos estão enfrentando os anseios de serem nativos, imigrantes ou excluídos digitais. Assim, num primeiro momento será contextualizado um breve histórico das Novas Tecnologias na educação e a inserção destas no ensino superior, tendo como base teórica Freire (1979), Libâneo (2007), Moran (2001) e Kenski (2007). Já num segundo momento iremos refletir sobre a geração digital: nativos, imigrantes e excluídos digitais, fundamentados em Palfrey e Gasser (2011), Prensky (2001) e Lévy (1999). Em seguida discorreremos sobre o desafio da prática docente na sala de aula, tendo como contribuição teórica, Mansetto (2009), Gadotti (2003), Bertrand (1999), Pimenta (2002) e Morosini (2000). A metodologia da pesquisa foi pautada numa abordagem qualitativa, tendo como modalidade, a pesquisa participante, que se traduz como um envolvimento legítimo entre o pesquisador e o objeto pesquisado (DEMO, 1981). No entanto, para a coleta de dados foram aplicados questionários junto aos professores e alunos da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, Guarabira/PB, de modo a identificar em suas práticas pedagógicas de que forma enfrentam os anseios dos alunos nativos e excluídos digitais, e como estes se percebem enquanto imigrantes digitais. Por conseguinte, realizamos a análise dos dados coletados na pesquisa de campo, caracterizando primeiramente o campo de pesquisa, seguidamente traçamos o perfil dos sujeitos a partir das respostas dadas aos questionamentos. Sendo assim os resultados da investigação nos remetem refletir cada vez mais sobre o uso destas tecnologias, pois as mesmas podem contribuir grandemente para a aprendizagem, e para uma prática pedagógica significativa quando utilizadas de forma correta no contexto educacional. No entanto os resultados da pesquisa apontam para a limitação na formação dos professores no que diz respeito ao uso das novas tecnologias em sala de aula, e ainda mostram a grande quantidade de excluídos e imigrantes digitais em meio a tantos jovens discentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vanusa Valério dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectNativos digitaispt_BR
dc.subjectImigrantes digitaispt_BR
dc.subjectExcluídos digitaispt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.titleNativos, imigrantes e excluídos digitais: um estudo de caso na UEPB Guarabira/Campus IIIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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