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dc.contributor.authorSouza, Maria Izabel Cirilo de-
dc.date.accessioned2019-03-27T11:24:12Z-
dc.date.available2019-03-27T11:24:12Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 370.71-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19103-
dc.descriptionSOUZA, M. I. C. de. O deslocamento das crianças das escolas de ensino fundamental I da zona rural para as escolas da zona urbana no município de Pilões-PB. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO deslocamento das crianças das escolas da zona rural para as escolas da zona urbana no município de Pilões/PB é o foco deste estudo. O objetivo deste estudo é compreender como a população do campo do município de Pilões/PB entende este deslocamento, uma vez que estes tem demonstrado uma repulsa em relação às escolas do campo, provocando um esvaziamento destas e um super povoamento das escolas urbanas, buscando-se identificar quais as principais consequências deste ato. Neste sentido, foram feitos trabalhos de campo, buscando entrevistar pais, professores das escolas do campo e o secretário de educação do município, buscando nestas entrevistas identificar suas concepções à cerca da educação do campo, coleta de documentos e registro de imagens, em relação ao refencial teórico trabalhamos com os seguintes autores: Caldart (2018), Cervo & Bervian (2002), Freire (1989), Lefebvre (2001), Leite (1999), Machado (2002), Moreira (2014), Passador (2006), Simões (2018) e Souza (2014), para o embasamento de nossa pesquisa nos âmbitos teórico e metodológico. Foram identificadas as principais causas dessa emigração, assim como também, suas principais consequências. Através desta pesquisa percebemos qual a concepção que se tem em relação à educação oferecida no campo, identificamos também a posição do poder público em relação à problemática do fechamento de escolas nas comunidades rurais. É nesta perspectiva que segue o presente trabalho, buscando analisar o que leva os pais a matricularem seus filhos nas escolas da zona urbana, tendo em vista que algumas comunidades ainda possuem escolas e que este fato pode provocar consequências negativas, como a exemplo, o fechamento das escolas das comunidades rurais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Mônica de Fátima Silva Cavalcante Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação no campopt_BR
dc.subjectDeslocamentopt_BR
dc.subjectEscolas urbanaspt_BR
dc.titleO deslocamento das crianças das escolas de ensino fundamental I da zona rural para as escolas da zona urbana no município de Pilões-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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