Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19110
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes, Paula Graciely de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-28T11:39:49Z | - |
dc.date.available | 2019-03-28T11:39:49Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.912 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19110 | - |
dc.description | MENDES, P. G. de A. A inclusão dos alunos surdos entre avanços e desafios: uma análise da Escola Estadual José Soares de Carvalho, Guarabira/PB. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo geral elencar os desafios e as dificuldades que existem no processo de inclusão de alunos surdos no ensino regular da Escola Estadual José Soares de Carvalho, que fica localizada na cidade de Guarabira/PB. E ainda expor os avanços que ocorreram ao longo do tempo nesse contexto. A pesquisa desenvolvida tem um caráter qualitativo, utilizando-se um questionário individual e semiestruturado direcionado a professores e intérpretes de Libras do sistema regular de ensino. Para isso analisamos alguns documentos oficiais, como: a Lei nº 10.436/02 (Lei da Língua Brasileira de Sinais); o Decreto nº 5.526/05 que regulamenta a lei supracitada; a Declaração de Salamanca; e a Lei 12.319/10 (Lei do Intérprete de Libras) que tratam dessa temática que trabalham com surdos; autores como: Doria (1959); Lacerda (1998); Goldfeld (2002); e Imbernón (2002/2010); entre outros. Para a coleta dos dados foram elaborados dois questionários, que foram aplicados a duas professoras de Língua Portuguesa e a dois intérpretes de Libras. Foi percebido que o processo de ensino-aprendizagem da unidade de ensino oferece um bom serviço de Inclusão e que os profissionais que lá atuam se esforçam para promover a educação de qualidade. Diante de tudo que foi exposto podemos perceber que a Inclusão ocorre, mesmo que em alguns casos ela ocorra de forma precária, mas estamos no caminho certo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Profissionais da educação | pt_BR |
dc.title | A inclusão dos alunos surdos entre avanços e desafios: uma análise da Escola Estadual José Soares de Carvalho, Guarabira/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Paula Graciely de Andrade Mendes.pdf | PDF - Paula Graciely de Andrade Mendes | 4.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.