Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1913
Título: Orientador: a educacional na mediação de conflitos na sala de aula
Autor(es): Magalhães, Claudia Nascimento
Palavras-chave: Orientação educacional
Mediação de conflitos
Sala de aula
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente relatório final descreve Ações que foram desenvolvidas no Estágio Obrigatório Supervisionado da Prática – IV de Orientação Educacional no Curso de Licenciatura em Pedagogia-UEPB. O campo de Estágio foi definido a partir da solicitação de uma Escola Municipal da cidade de Campina Grande-PB que atende ao público dos bairros Pedregal e Centenário, áreas com incidência de violência, que por sua vez, repercutia nas atividades da escola. A escola sinalizou no segundo semestre do ano de 2010 a implementação de uma proposta para o desenvolvimento humano de ações que possibilitassem repensar as diferenças multiculturais (FREIRE, 1996) nos relacionamentos interpessoais em sala de aula, a exemplo da indiferença, isolamento e silenciamento de determinado grupo de estudantes. Este, portanto, veio a se constituir como objetivo principal do Trabalho de Conclusão de Curso: narrar às experiências vivenciadas na escola campo de estágio como foco a proposta de desenvolvimento humano. Nessa perspectiva de reflexão o trabalho foi voltado para a pedagogia do cuidado com ações através da ludicidade. Com o aporte teórico da Orientação Educacional tem – se em vista o desenvolvimento bio-psico-cognitivo dos/as estudantes no sentido para fortalecer os laços afetivos. A intervenção foi através do tema gerador brinquedos e brincadeiras, com o desenvolvimento de uma sequência didática, constituída por: apresentação, listagem no quadro, representação gráfica, pintura, leitura, narração, socialização, reescrita em grupo e individual, texto impresso com as narrativas coletivas, confecção de fantoche e apresentação contando sobre brinquedos e brincadeiras da preferência dos/as estudantes. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo-etnográfico. As ações realizadas no espaço escolar foram baseadas na leitura dos teóricos: Nérice (1980), Porto (2009), Freire (1996); Pimenta (2010), Chrispino (2007), Vinha (2009), Fante (2005), Maluf ( 2009) entre outros/as. Durante as atividades percebeu-se maior aproximação acerca das diferenças entre os/as estudantes. É papel também do/a Orientador/a Educacional intervir com ações, para efetivar a cultura de paz na escola, com a Medição de Conflitos no cotidiano escolar que se estenderá por toda a sociedade.
Descrição: Magalhães. C. N. Orientador/a educacional na mediação de conflitos na sala de aula. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1913
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudia Nascimento Magalhães.pdfClaudia Nascimento Magalhães1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.