Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19131
Título: Piloto de si: representação do luto em "O Pequeno Príncipe"
Autor(es): Oliveira, Leydson Samuel Carvalho de
Palavras-chave: O Pequeno Príncipe
Luto
Literatura
Guerra total
Data do documento: 2018
Resumo: O nosso trabalho analisa, na obra "O pequeno Príncipe" (1943), como o estado de luto é representado no personagem-narrador, o piloto. Para tanto, apresentamos, de forma sucinta, o contexto do autor e suas obras, no intuito de observarmos sua trajetória enquanto sujeito produtor de sentidos, os quais decorrem das similitudes entre o personagem, o autor e, também, o piloto, Antoine de Saint Exupéry (1900–1943). Busca-se, assim, analisar este recorte numa perspectiva literária envolvendo o estado de luto e melancolia. A obra, reconhecida internacionalmente por suas características abstratas, sensíveis, simbólicas e imaginárias, aqui será analisada pelo viés da dor. Com base nos estudos sobre luto, melancolia e literatura chegamos à representação do luto nesta obra, como uma maneira de externar a dor do autor através da escrita, sentimentos que podem ser transformados em literatura, como se encontra em o "O Pequeno Príncipe", um aspecto que poucos leitores associam quando fazem a leitura da mesma. No mais, utilizamos de uma metodologia de cunho bibliográfica que nos possibilitou a análise apresentada.
Descrição: OLIVEIRA, L. S. C. de. Piloto de si: representação do luto em "O Pequeno Príncipe". 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19131
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leydson Samuel Carvalho de Oliveira.pdfPDF - Leydson Samuel Carvalho de Oliveira3.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.