Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria da Guia dos-
dc.date.accessioned2019-04-03T13:43:01Z-
dc.date.available2019-04-03T13:43:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 372.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19137-
dc.descriptionSANTOS, M. da G. dos. Letramento como prática social: repensando o ensino de língua portuguesa. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta reflexões sobre o letramento como prática social. Como embasamento teórico consultamos Kleiman (2005), Coppi (2016), Soares (2012), Kleiman, Ceniceros e Tinoco (2013), além de Carvalho e Mendonça (2016) e Lopes (2010), os quais pesquisam acerca dos novos estudos sobre letramento. Muito se discute sobre o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica do Brasil. No que tange ao letramento, grande parte de nossas escolas evidenciam apenas uma de suas práticas, a alfabetização. Nessa direção, a proposta de intervenção relatada em nossa pesquisa consiste em um projeto de letramento sobre “violência” em uma escola municipal, localizada no município de Pedro Régis-PB. O objetivo da abordagem do projeto no presente trabalho é evidenciar a importância da prática da leitura e da escrita no processo de aquisição do conhecimento do educando, para que aos poucos ele desenvolva a capacidade de se perceber como um agente transformador da sociedade onde vive. Diante das abordagens realizadas no trabalho acreditamos que oletramento como prática social é um fator determinante para o envolvimento do sujeito em diferentes contextos sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Danielle dos Santos Mendes Coppipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.titleLetramento como prática social: repensando o ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Guia dos Santos.pdfPDF - Maria da Guia dos Santos3.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.