Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFélix, Jefferson Thúlio França-
dc.date.accessioned2019-04-09T15:37:29Z-
dc.date.available2019-04-09T15:37:29Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19140-
dc.descriptionFELIX, J. T. F. A construção de um jogo lúdico como ferramenta auxiliar no ensino de conceitos científicos para o conteúdo de tabela periódica. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractUm dos grandes problemas enfrentados pelos professores de Química é a forma como os conteúdos podem ser trabalhados de maneira a instigar o aluno a ter gosto pela disciplina ensinada. Uma parcela dos alunos considera a disciplina de química difícil, com memorização de muitas regras para o entendimento do conteúdo. Os jogos têm atuado como recursos auxiliar de apoio ao Ensino de Química, que direciona as atividades em sala de aula de forma diferenciada das metodologias normalmente utilizadas nas escolas. Dessa forma, percebe -se que os jogos, têm sido cada vez mais utilizados nas escolas que enxergam a necessidade de trabalhar com uma abordagem de ensino construtivista. Os estudos têm revelado que o uso deste recurso propicia o prazer, o desafio e a curiosidade, além de promover o engajamento do aluno no processo ensino-aprendizagem e na construção de conceitos científicos. Neste sentido, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo construir e avaliar um jogo didático para auxiliar o estudo da tabela periódica, com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Serra Redonda-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza quali- quantitativa. O público alvo foram 30 alunos. Para a coleta dos dados, foi utilizado um questionário. Os dados foram expressos em gráficos e em seguida analisados, articulando com os referenciais teóricos que tratam sobre o objeto em estudo. Através da análise dos resultados, pode-se considerar satisfatório o uso dos jogos didáticos, com sua dupla função lúdica e educativa, como material complementar nas aulas de Química.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciano Lucena Trajanopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.titleA construção de um jogo lúdico como ferramenta auxiliar no ensino de conceitos científicos para o conteúdo de tabela periódicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jefferson Thulio França Felix.pdfPDF - Jefferson Thulio França Felix10.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.