Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19156
Título: O Flaneur João do Rio: um olhar sobre a moderna cidade do Rio de Janeiro e os seus paradoxos
Autor(es): Silva, José Aurélio Ribeiro da
Palavras-chave: Crônicas
Modernidade
Cidade
Modernização
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso analisa através das Crônicas de João do Rio, a modernização da cidade do Rio de Janeiro, e assim a relação deste cronista com essa cidade durante o final do século XIX e início do século XX. Nele ressaltamos a partir do olhar do cronista as transformações urbanas implantadas na cidade as quais estiveram ligadas ao processo da Belle Époque Europeia. Assim apontamos os fatores sociais que este processo causou nas vidas das classes pobres, uma vez que estes personagens são visibilizados pelo cronista nos seus passeios pela cidade que se modernizou. Para tal, discutimos o conceito de modernidade, modernismo e modernização, e entendemos e contextualizamos a ruptura que ocorreu na sociedade carioca do período, sobretudo, as elites urbanas que passaram a incorporar os novos aspectos culturais em evidencias na Europa. Para fundamentar a discussão que trazemos recorremos a alguns teóricos e estudiosos da temática cidade e sua relação com a modernização, a exemplo de Anderson (1984), Aranha (2007), Berman (1986), Bradbury (1989), Lefebvre (1969), Milagre Junior e Faria Fernandes (2013), Parreiras (2001), Pesavento (2004), Touraine (1994), Williams (2011), White (1940), entre outros. Assim, consideramos que o nosso trabalho tem como objetivo, difundir a “preocupação” do cronista com as massas populares, de manter viva a cultura, os costumes e os hábitos destes grupos diante da cidade renovada, no qual apresentou as classes minoritária a academia com o seu olhar de flaneur.
Descrição: SILVA, J. A. R. da. O Flaneur João do Rio: um olhar sobre a moderna cidade do Rio de Janeiro e os seus paradoxos. 2018. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19156
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Aurélio Ribeiro da Silva.pdfPDF - José Aurélio Ribeiro da Silva9.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.