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dc.contributor.authorSilva, Rayanne Mayra Alves-
dc.date.accessioned2019-04-10T17:29:34Z-
dc.date.available2019-04-10T17:29:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 320.56-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19159-
dc.descriptionSILVA, R. M. A. A construção da identidade da criança negra nas práticas discriminatórias no ambiente escolar: representações nos livros didáticos de história e geografia do Ensino fundamental I. 2018. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta reflexões sobre a construção da identidade da criança negra, em práticas discriminatórias no ambiente escolar, visto que ações racistas são manifestadas no interior das escolas. Assim, é preciso que os profissionais da área de Educação possam combater qualquer tipo de preconceito racial existente na sala de aula. Para isso, os docentes devem avaliar os materiais pedagógicos e valorizar a diversidade étnico-racial e cultural presente em nossa sociedade. O objetivo primeiro desta pesquisa foi o de analisar livros didáticos do ensino fundamental I e de dar ênfase à forma como os negros estão sendo apresentados nos materiais pedagógicos, por meio de imagens e de textos, para averiguar se essa – como instrumento de estudo e de conhecimento - tem contribuindo para a construção positiva da criança negra. Quanto ao método empregado no estudo, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo (MINAYO, 2008) e bibliográfico (Gil, 2006) e utilizamos o livro didático como instrumento. Para isso, recorremos aos pressupostos teóricos de autores como Brasil (2004), Cavalleiro (2000), Rego (1998) e Munanga (2005), que tratam da construção da identidade do indivíduo no ambiente escolar com pertinência, entre outros fundamentos necessários para explicar essa temática. Os resultados apontaram que as práticas discriminatórias estão presentes nos livros didáticos e são reproduzidas pelos professores em suas atividades pedagógicas. Isso nos leva a evidenciar que os livros didáticos, quase sempre, representam os negros na condição de escravos, e isso interfere diretamente na construção identitária da criança negra, já que elas não veem referências positivas sobre seu passado histórico. Os docentes precisam ter uma nova visão e reflexão sobre os livros didáticos que estão sendo utilizados, refletir sobre isso e procurar contribuir com a construção da identidade da criança negra.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Sheila Gomes de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCriança negrapt_BR
dc.subjectPráticas discriminatóriaspt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titleA construção da identidade da criança negra nas práticas discriminatórias no ambiente escolar: representações nos livros didáticos de história e geografia do Ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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