Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19179
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Thayanna Maria Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T12:03:04Z | - |
dc.date.available | 2019-04-17T12:03:04Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19179 | - |
dc.description | SANTOS, T. M. M. Ferramentas lúdicas para fortalecimento do grupo infantil no Assentamento Pequeno Richard, Catolé de Boa Vista – PB. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A agroecologia apresenta-se com uma estrutura metodológica na qual aborda seis dimensões, visando compreender não apenas a questão agronômica dos agroecossistemas, mas também questões políticas, culturais e sociais. Sabendo da estrutura agrária que foi implantada em nosso país e das conseqüentes desigualdades e degradações geradas por esta estrutura,observamos a importância do assentamento, locala ser apropriado e gerido por um conjunto de famílias, que por meio da produção agrícola tende a garantir a segurança alimentar, a viabilidade econômica, a organização social, a valorização cultural, e a conservação ambiental desta nova comunidade. Dentro do mesmo contexto, compreende-se a importância das crianças para continuidade do trabalho e das conquistas obtidas, desenvolvendo nelas o interesse em permanecer e cuidar do que um dia foi e ainda é alutade seus pais e/ou avós.Por esta razão, trabalhando a dimensão cultural e social da agroecologia esta pesquisa fundamenta-se, objetivando assim, fortalecer o grupo infantil do Assentamento Pequeno Richard, na cidade de Catolé de Boa Vista, por meio da literatura de cordel, metodologias participativas, práticas ambientais e de valorização do campo e de sua realidade. Deste modo a pesquisa dês envolveu-se entre os meses de Maio de2015 a Janeiro de2016, onde foram realizados 11 encontros com o grupo de18 crianças. Foram desenvolvidos dois cordéis, o primeiro com o tema“O quetemno assentamento?”e o segundo com o tema“Nossa chegada no assentamento”, dinâmicas recreativas com temas de educação ambiental,levantamento das plantas nativas e devalorização do local que eles vivem. Ao fim consideramos quão importante foram os momentos vividos com estas crianças, percebo, ainda mais que antes, que as crianças e a juventude no meio rural são hoje e sempre serão o único grupo que poderá realmente ter o poder transformador dentro da nossa realidade agrária, que por meio do trabalho com a literatura de cordel, conseguimos atingir todos os demais objetivos e metodologias, demonstro tamanha satisfação e gratidão,reconhecendo que conseguimos satisfatoriamente fortalecer e dar apoio ao grupo sabendo também que conquistamos um pequeno, mais excelente grupo de pequenos jovens que sem dúvida farão a diferença dentro do contexto rural | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Leandro Oliveira de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | Ferramentas lúdicas para fortalecimento do grupo infantil no Assentamento Pequeno Richard, Catolé de Boa Vista – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 36 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thayanna Maria Medeiros Santos_protected.pdf | PDF - Thayanna Maria Medeiros Santos.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.