Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1918
Título: Schopenhauer e o amor
Autor(es): Mendonça, Adriana Arruda de
Palavras-chave: Amor
Schopenhauer
Eros
ágape
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O objetivo de nossa pesquisa é apresentar a concepção de amor na obra filosófica de Arthur Schopenhauer, profundo conhecedor da obra de Platão e a quem o filósofo de Danzig muito deve quanto á formulação de sua própria filosofia. Utilizamos para desenvolver nossa pesquisa dois textos filosóficos primários do pensador: O mundo como vontade e como representação, obra principal, publicada no ano de 1819 e A metafísica do amor, presente no segundo volume de O mundo como vontade e como representação, capitulo 44, e que contem suplementos sobre os quatro livros da obra principal, publicada no ano de 1844. A questão que norteou nossa pesquisa foi à seguinte: Será que Schopenhauer, como leitor assíduo das obras de Platão, foi influenciado de tal modo pelo filósofo grego que sua própria concepção de amor é vista no seu lado positivo? Constataremos que é preciso distinguir, na obra de Schopenhauer, duas concepções diferentes sobre o amor. Primeiramente o filósofo alemão apresenta o amor no sentido sexual (EROS), em seguida como amor puro (ÁGAPE). No primeiro sentido o amor nada mais é do que a emoção de que serve o gênio da espécie para favorecer a obra obscura (irracional) e problemática da propagação da espécie; o amor aqui nada mais é do que a manifestação (encenação) fenomênica, isto é, sob a aparência da multiplicidade e da diversidade dos seres vivos, da única força (essência) que rege o mundo: a Vontade de viver. Esse tipo de amor é visto por Schopenhauer, na sua essência, como negativo, pois, leva á continuação do mundo como sofrimento e morte. O amor puro, por sua vez, tem a ver, segundo a concepção de Schopenhauer, com nossas ações (atitudes, comportamentos) com relação à dor alheia retratada na vida de nossos próximos e também dos animais. O amor aqui pode ser visto no seu lado positivo, como amor ético, e que se efetua em gestos concretos do sujeito para diminuir à dor alheia; essas idéias formam a base da moral da compaixão de Schopenhauer.
Descrição: Mendonça, A. A. de. Schopenhauer e o amor. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1918
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Arruda de Mendonça.pdfAdriana Arruda de Mendonça320.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.