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dc.contributor.authorSilva, Lidiana Cardoso da-
dc.date.accessioned2019-04-17T12:08:28Z-
dc.date.available2019-04-17T12:08:28Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19184-
dc.descriptionSILVA, L. C. da. Trilha Ecopedagógica como ferramenta educacional no ensino de Educação Ambiental na área de ciências da natureza. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2017.pt_BR
dc.description.abstractDevido ao crescimento desproporcional das cidades, as pessoas têm cada vez menos contato com a natureza. A Educação Ambiental é na atualidade uma necessidade inquestionável pelo fato de que não existe ambiente na sociedade moderna, onde possa haver uma interação entre seres humanos e ambiente natural. As trilhas ecopedagógicas, desempenham importante papel sócio educacional na construção de uma consciência no uso e preservação dos recursos naturais. Este trabalho objetivou analisar como a Trilha Ecopedagógica pode proporcionar aos discentes da rede pública e particular, por meio da reflexão e da prática, a construção de uma consciência ambiental, que se reflita em valores, interesse ativo e atitudes que possam contribuir para a preservação da biodiversidade existente na mata do IBAMA localizada no Município de Lagoa Seca/PB, refletindo na construção de uma sociedade sustentável. A pesquisa foi desenvolvida em um remanescente de Mata Atlântica, inserida no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, Campus II da Universidade Estadual da Paraíba, em um local denominada Mata do IBAMA, no município de Lagoa Seca- PB. A equipe acima mencionada, através de reuniões e visita in loco ao local a ser visitado, optou por agrupar as áreas de maior ação antrópica na Mata do IBAMA para as aulas presenciais e logo então, organizou os eventos educativos, as chamadas trilhas ecopedagógicas no município sede com o objetivo de elevar o nível de conscientização das populações em relação às questões ambientais e a importância da Mata do IBAMA para o município de Lagoa Seca, PB. Com finalidade de diminuir os impactos ambientais nas trilhas, o número de alunos foi limitado a cerca de 30 participantes. As trilhas ecopedagógicas, foram realizadas no mês de agosto de 2016, tendo-se como visitantes, duas turmas do 4º ano do ensino fundamental, uma da Escola Municipal José Gomes (Pública) e a outra da Escola Virgem dos Pobres (Particular). A abordagem de pesquisa que foi utilizada durante a execução do trabalho foi a qualitativa, utilizando-se da aplicação de um Questionário. A Escola Virgem dos Pobres obteve o escore de 93,13% e a Escola Municipal José Gomes obteve o escore de 70,45%, de assimilaridade do conteúdo repassado na Trilha Ecopedagógica por parte da equipe executora deste trabalho. Os conteúdos trabalhados em sala de aula nas referidas escolas, quanto à temática do meio ambiente, tem se mostrado um pouco eficiente na rede pública e bem eficiente na rede particular de ensino. A aplicação do Questionário feito após a Trilha demonstrou que os alunos aprenderam com a aula sobre o bioma Mata Atlântica e que a Trilha Ecopedagógica mostrou-se motivadora para os alunos e eficaz na Educação Ambientalpt_BR
dc.description.sponsorshipSuenildo Josemo Costa Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBiomaspt_BR
dc.subjectLagoa Secapt_BR
dc.subjectMata Atlânticapt_BR
dc.titleTrilha Ecopedagógica como ferramenta educacional no ensino de Educação Ambiental na área de ciências da naturezapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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