Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/192
Título: As histórias e o conhecimento etnoherpetologico dos idosos no município de Patos – PB
Autor(es): Martins Neto, Milton Ferreira
Palavras-chave: Répteis
Etnoherpetologia
Sertanejo
Data do documento: 17-Set-2012
Resumo: A etnoherpetologia, como ramo da biologia, se preocupa em estudar o ser humano e suas relações com os répteis, indivíduos bem presentes no cotidiano dos sertanejos. Este trabalho teve por objetivo avaliar o conhecimento etnoherpetológico dos habitantes da cidade de Patos, mesorregião sertaneja do estado da Paraíba, promovendo um levantamento do conhecimento popular em relação às histórias fortemente disseminadas neste ambiente. Objetivou-se ainda a construção de uma tabulação dos conhecimentos adquiridos com os indivíduos entrevistados. O levantamento dos dados etnoherpetológicos foi feito através de questionários estruturados e semi-estruturados, com uso de entrevista direta. Foram entrevistados 50 indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos de idade, os quais foram selecionados aleatoriamente. Foi constatado que o conhecimento popular é vasto e que esse conhecimento é, muitas vezes, composto por informações que não condizem com a literatura publicada sobre tais animais. Constatou-se ainda que a principal forma de transmissão desse conhecimento é feita por transmissão entre parentes.
Descrição: MARTINS NETO, M. F. As histórias e o conhecimento etnoherpetologico dos idosos no município de Patos – PB. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/192
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Milton Ferreira Martins Neto.pdfMilton Ferreira Martins Neto899.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.