Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1920
Título: O Problema dos universais
Autor(es): Silva, Antônia Mayara Lima da
Palavras-chave: Pensamento Filosófico
Universais
Filosofia Medieval
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Nosso texto aborda um tema bastante complexo e ainda não resolvido por aqueles que buscaram refletir sobre a querela dos universais. Assim, o objetivo central desta pesquisa é analisar o pensamento medieval acerca deste problema. Para tanto, tratamos o assunto em três partes: a primeira parte tem como objetivo apresentar um recorte sobre os universais, recorrendo a Platão e a Aristóteles, na Filosofia Antiga, além de Porfírio que ao escrever sua obra Isagoge, com a finalidade de que essa servisse como introdução as Categorias de Aristóteles, apresentou o que mais tarde se tornaria conhecido como o problema dos universais. A segunda parte tem como objetivo mostrar como se deu a entrada do problema na Idade Média. Vemos que foi com Boécio, que ao comentar a obra de Porfírio, discutiu o problema dos universais de tal modo que suscita, até hoje, várias discussões. Já a terceira parte tem como objetivo apontar, de forma breve, a teoria de Pedro Abelardo sobre os universais, já que este se destacou, na sua época, como um pensador que procurou encontrar uma possível solução que oscila entre o realismo e o nominalismo. Enfim, tratamos de um tema que vem sendo considerado como questão típica e responsável pelo desenvolvimento do pensar intelectual na Idade Média desde o século X ao século XII e que tem repercussões na filosofia contemporânea.
Descrição: Silva. A. M. L. da. O Problema dos universais. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1920
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônia Mayara Lima da Silva.pdfAntônia Mayara Lima da Silva519.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.