Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, José Leonardo Fernandes de-
dc.date.accessioned2019-04-23T17:55:00Z-
dc.date.available2019-04-23T17:55:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 419-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19210-
dc.descriptionSOUZA, J. L. F. de. O ensino da Língua Brasileira de Sinais: concepções culturais e linguísticas da educação dos surdos - diferença ou deficiência?. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA história dos surdos é perpassada pela cultura e pela língua num processo de avanços e retrocessos. Para compreende-la mais facilmente, é viável recorrermos a estudos que se comprometam com os aspectos sócio-históricos e culturais desse grupo social. Nosso objetivo geral é analisar as noções de cultura e a sua relação com as principais abordagens/metodologias educacionais direcionadas aos surdos. Utilizamos a metodologia qualitativa, a pesquisa bibliográfica e recortes de entrevistas semiestruturadas (LIBERALI e LIBERALI, 2011). O objetivo proposto foi alcançado, dado que, verificamos os diferentes conceitos de cultura e conseguimos conectá-los com o ensino de língua para surdos, identificando, assim, a abordagem/metodologia bilíngue como a mais eficaz, haja vista que, o Bilinguismo respeita a cultura do surdo no sentido antropológico e histórico; valoriza a Língua de Sinais como língua natural (L1) do surdo; e, constrói seus alicerces nos parâmetros da diferença e não da deficiência. Utilizamos como aporte teórico, Chauí (2000), Sá (2006), Salles et al (2004), Silva e Nembri (2010), entre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Jailto Luis Chaves de Lima Filhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectLíngua e culturapt_BR
dc.subjectDeficiência e diferençapt_BR
dc.titleO ensino da Língua Brasileira de Sinais: concepções culturais e linguísticas da educação dos surdos - diferença ou deficiência?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Leonardo Fernandes de Souza.pdfPDF - José Leonardo Fernandes de Souza2.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.