Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19210
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, José Leonardo Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-23T17:55:00Z | - |
dc.date.available | 2019-04-23T17:55:00Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 419 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19210 | - |
dc.description | SOUZA, J. L. F. de. O ensino da Língua Brasileira de Sinais: concepções culturais e linguísticas da educação dos surdos - diferença ou deficiência?. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A história dos surdos é perpassada pela cultura e pela língua num processo de avanços e retrocessos. Para compreende-la mais facilmente, é viável recorrermos a estudos que se comprometam com os aspectos sócio-históricos e culturais desse grupo social. Nosso objetivo geral é analisar as noções de cultura e a sua relação com as principais abordagens/metodologias educacionais direcionadas aos surdos. Utilizamos a metodologia qualitativa, a pesquisa bibliográfica e recortes de entrevistas semiestruturadas (LIBERALI e LIBERALI, 2011). O objetivo proposto foi alcançado, dado que, verificamos os diferentes conceitos de cultura e conseguimos conectá-los com o ensino de língua para surdos, identificando, assim, a abordagem/metodologia bilíngue como a mais eficaz, haja vista que, o Bilinguismo respeita a cultura do surdo no sentido antropológico e histórico; valoriza a Língua de Sinais como língua natural (L1) do surdo; e, constrói seus alicerces nos parâmetros da diferença e não da deficiência. Utilizamos como aporte teórico, Chauí (2000), Sá (2006), Salles et al (2004), Silva e Nembri (2010), entre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jailto Luis Chaves de Lima Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Língua e cultura | pt_BR |
dc.subject | Deficiência e diferença | pt_BR |
dc.title | O ensino da Língua Brasileira de Sinais: concepções culturais e linguísticas da educação dos surdos - diferença ou deficiência? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Leonardo Fernandes de Souza.pdf | PDF - José Leonardo Fernandes de Souza | 2.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.