Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19230
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borges, Roberval Gurjão Coutinho | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-07T15:35:23Z | - |
dc.date.available | 2019-05-07T15:35:23Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19230 | - |
dc.description | BORGES, R. G. C. Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino das Ciências Naturais. 2017. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias da informação e comunicação estão nas diversas atividades no mundo de hoje. Este trabalho discute a educação considerando a influência das inovações tecnológicas, que provocam grandes desafios para novas relações e reestruturação das práticas pedagógicas. De tal modo, nós abordamos alguns conceitos e classificações das TIC, os impactos no processo de ensino- aprendizagem, especificamente, contextualizando o trabalho do professor das ciências naturais. A verificação empírica foi conduzida no segundo semestre de 2017, através de questionário estruturado e envolveu a participação de professores em 12 escolas, entre públicas e particulares, situadas na área urbana do município de Campina Grande (PB). O levantamento revelou perfis professorais distintos, respectivamente, nas escolas públicas e particulares visitadas. Nas primeiras, os professores contam com longo tempo de vínculo com a unidade de trabalho e são pós-graduados, enquanto os professores que trabalham nas escolas particulares possuem menor tempo de vínculo e são graduados recentemente. Há muitas dificuldades para o uso de softwares educacionais e aplicativos/jogos digitais, problemas que são compartilhados pela maioria das escolas pesquisadas, em contraste com o amplo acesso à Internet – apesar das queixas de perda de sinal, frequentemente nas escolas públicas. São relatadas questões recorrentes como deficiências atribuídas à formação acadêmica, problemas com infraestrutura e poucas oportunidades de capacitação para uso das tecnologias. Um achado encorajador é o uso da rede social YouTube pela imensa maioria dos professores das instituições públicas e privadas, ratificando o encantamento e a versatilidade acrescentados pela visualização e produção de vídeos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Osmundo Rocha Claudino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.title | Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino das Ciências Naturais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Roberval Gurjão Coutinho Borges.pdf | PDF - Roberval Gurjão Coutinho Borges | 18.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.