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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19235
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Dantas, Lydiane dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-07T15:38:39Z | - |
dc.date.available | 2019-05-07T15:38:39Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 617.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19235 | - |
dc.description | DANTAS, L. dos S. Avaliação do perfil de competências de preceptores para a Atenção Primária em Saúde. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A integração ensino-serviço propõe uma nova forma de pensar a formação. O papel do preceptor é fundamental, mediando o aprendizado do estudante a partir de vivências nos serviços. Foi objetivo desta pesquisa: Elaborar e aplicar um instrumento de avaliação do perfil de competências dos Cirurgiões Dentistas atuantes na Atenção Primária a Saúde do município de Campina Grande para o exercício da preceptoria. Estudo quantitativo, analítico, do tipo transversal, cuja técnica de pesquisa foi a de observação direta, através de questionários. O universo abrangeu todos os Cirurgiões Dentistas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da Família do município independente de idade e sexo, que concordaram em participar da pesquisa mediante Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, n= 43, com 2,27% de perda. Todas as análises foram feitas usando o software IBM SPSS Statistics versão 20.0, considerando intervalo de confiança de 95%. A maior parte assinalou que a integração ensino- serviço na formação do cirurgião-dentista é extremamente importante (n = 19; 44,2%). Uma parcela expressiva ainda não participou de formação para preceptores (n = 31; 72,1%), constatou-se associação estatisticamente significativa entre já ter participado de alguma formação e relato de sentir-se preparado para a função (p = 0,005). Foram relatadas dificuldades no processo de desenvolvimento da preceptoria (n = 32; 74,4%), destacando-se falta de programa de capacitação (n = 29; 67,4%). Os resultados apontam para a necessidade de processos formativos para os preceptores, que contribuam para uma reflexão consistente sobre o modelo de atenção à Saúde e formação de novos profissionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Renata Cardoso Rocha Madruga | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Preceptoria | pt_BR |
dc.subject | Saúde pública | pt_BR |
dc.subject | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
dc.subject | Cirurgiões dentistas | pt_BR |
dc.title | Avaliação do perfil de competências de preceptores para a Atenção Primária em Saúde | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 10 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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