Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19259
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Daniela Pereira Batista de Paulo | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-07T15:57:50Z | - |
dc.date.available | 2019-05-07T15:57:50Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 378 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19259 | - |
dc.description | SANTOS, D. P. B. de P. Um olhar sobre a formação inicial do Curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba sobre educação inclusiva. 2017. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os estudos sobre o currículo se iniciaram nos anos de 1920 nos Estados Unidos e desde então se tornaram objeto da comunidade cientifica. Partindo da importância de se estudar o currículo é que a presente pesquisa se propôs analisar como, na formação inicial do curso de Psicologia, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o currículo aborda as discussões sobre a educação inclusiva em suas ementas, componentes curriculares, objetivos e referências bibliográficas e a analisar o discurso dos discentes do curso de Psicologia. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa, tendo sido dividida em duas fases: a primeira foi referente à pesquisa documental e análise dos dois PPCs (1999 e 2016); e a segunda, a análise das falas dos discentes do curso de Psicologia da UEPB. Participaram da pesquisa cinquenta e oito discentes que cursavam entre o sexto e o décimo período. A técnica de análise dos dados utilizadas nas duas fases foi a Análise de Conteúdo, de L. Bardin (2009), através das etapas de pré-análise, descrição analítica e interpretação inferencial. A pesquisa foi aprovada pelo o Comitê de Ética da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, conforme determinação do Conselho Nacional de Saúde, por meio da RESOLUÇÃO N° 466 de 12 de dezembro de 2012. Os resultados da pesquisa na primeira fase (análise dos PPCs) indicaram que a temática é discutida de forma implícita. A análise da segunda fase (discursos dos discentes) corroborou com tal afirmativa e apontaram para o desconhecimento parcial, por parte dos discentes, sobre as Necessidades Educacionais Especiais (N.E.E.) e algumas Dificuldades de Aprendizagem. Evidenciou-se também que as Necessidades Educacionais Especiais mais conhecidas eram: Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Discalculia e o Transtorno do Espectro Autista. Ademais, se espera que esta pesquisa possa contribuir para analisar melhor a influência das políticas de educação para o ensino superior e a promoção de mais leitura e prática direcionadas a educação inclusiva e que possibilite o pensar/refletir/discutir sobre a formação do futuro profissional da psicologia e demonstrem-se as lacunas existentes e as novas possibilidades de mudanças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Laércia Maria Bertulino de Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico do Curso | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre a formação inicial do Curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba sobre educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniela Pereira Batista de Paulo Santos.pdf | PDF - Daniela Pereira Batista de Paulo Santos | 30.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.