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dc.contributor.authorPinheiro, Afrísio Geronimo-
dc.date.accessioned2019-05-08T11:22:00Z-
dc.date.available2019-05-08T11:22:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 004.678-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19289-
dc.descriptionPINHEIRO, A. G. Games e educação: um recurso didático possível. 2018. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil e no mundo podemos dizer que estamos vivendo uma era digital, onde o uso das tecnologias tornou-se imprescindível numa série de atividades humanas. Sendo assim, não demoraria muito para que essas ferramentas passassem a ter uma relevância no contexto educacional como novas formas de se ensinar e aprender. A partir deste pressuposto justiça-se o presente estudo que tem como objetivo geral analisar o processo de utilização de games como ferramenta didática no Ensino de Geografia. Para consecução deste objetivo iremos apresentar o contexto social de incorporação dos games nos processos educacionais; refletir sobre as possibilidades de utilização dos games no processo de ensino-aprendizagem; discutir as potencialidades dos jogos Watchdogs 2, Uncharted 4 e Horizon Zero Dawn no ensino-aprendizagem de conteúdos da geográficos; refletir sobre as dificuldades que podem ser encontradas na utilização dos games no cotidiano escolar. Os pressupostos teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: Castells (1999), Prensky (2001), Vieira (2012), Fardo (2013), Lima (2015), Alves (2004), dentre outros. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, Descritiva e de Intervenção, realizada junto às turmas de 2º e 3º ano da EEEFM Engª Márcia Guedes A. de Carvalho, município de Belém – PB. Os resultados demonstram que os discentes desenvolvem uma participação mais ativa diante da possibilidade de interagirem numa realidade virtual que apresenta diferentes aspectos geográficos. Também foi possível constatar que, para os/as alunos (as), tratou-se de uma experiência prazerosa poder explorar os ambientes tridimensionais que apresentavam diferentes formas de relevo, vegetação e aspectos urbanos de uma cidade virtual. Fica evidenciado que o game como recurso didático consegue atrair os discentes para o universo ali existente, relacionando, percebendo, adquirindo conhecimentos a respeito de conceitos chaves da geografia, como espaço natural, espaço geográfico, formas de relevo, e que, considerando as necessidades da geração de nativos digitais, é necessário a inserção de novas ferramentas, mecanismos e experiências que tornem o ensino algo mais atrativo, lúdico e inovador.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Taíses Araújo da Silva Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleGames e educação: um recurso didático possívelpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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