Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1931
Título: A Concepção Schopenhaueriana de Arte
Autor(es): Domiciano, Damião Robson
Palavras-chave: Razão - Princípios
Vontade
Representação
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Apresentaremos a compreensão de Schopenhauer acerca da arte, em sua obra principal “O mundo como vontade e como representação”. O primeiro livro “O mundo como representação” que, para o filósofo de Danzig, demonstra como compreendemos o mundo, teoria do conhecimento, pois o mundo não passa de uma representação para o sujeito, e somos afetados por esta representação que nos desperta desejos, que não são propostos pela nossa razão. O que nos provoca esses desejos é a Vontade, tratado no segundo livro, que não é submetida ao princípio de razão, metafísica da vontade. E em seguida tratamos do objetivo desse Trabalho, que é, a concepção schopenhaueriana de arte. Que expressa a visão do gênio sobre o mundo e sua capacidade de representa-lo de forma diferente, expressando ela através das artes. Que faz os homens comuns ficarem em um estado de sublimidade, de suspensão dos desejos, com a negação e afirmação da Vontade em si mesma. E pela arte da poesia, mostrar o verdadeiro mundo através da tragédia, que representa a realidade na sua forma mais pura. E por ultimo a música , a arte dos sons. Que é capaz de conversar diretamente com a coisa-em-si. Para Schopenhauer a música é a própria filosofia, ela é um exercício oculto de metafísica no qual a mente não sabe que esta filosofando.
Descrição: Domiciano, D. R. A Concepção Schopenhaueriana de Arte. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1931
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damião Robson Domiciano.pdfDamião Robson Domiciano310.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.