Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19327
Título: Autonomia do aluno e o professor como mediador no processo de aprendizagem: um olhar da perspectiva sócio-histórica
Autor(es): Souza, Edlani Cavalcante do Nascimento
Palavras-chave: Autonomia
Professor
Mediação
Data do documento: 2018
Resumo: O presente estudo objetiva sistematizar as implicações do professor como mediador na construção da autonomia do aluno em processo de aprendizagem com um olhar da perspectiva sócio-histórica. A reflexão que propomos neste trabalho foi resultado de uma pesquisa bibliográfica, embasada teoricamente em Barbosa (2011), Brasil e Siveres (2012), Coelho e Pisoni (2012), La Taille, Oliveira e Dantas (1992), Petroni e Souza (2010), Silva e Gomes (2013), Umbelino (2012) e Vygotsky (1984,1995,1998). Ressaltamos esta intermediação na perspectiva de Lev Semyonovitch Vygotsky, compreendendo a importância da interação social como parte decisiva na construção identitária humana e reafirmando o valor positivo que as relações humanas podem causar na autoafirmação do caráter de um sujeito, principalmente no que diz respeito as intervenções pedagógicas no processo de aprendizagem do aluno. Nessa perspectiva, o professor, juntamente com a escola, possui o papel capaz de organizar uma prática que concebe ao aluno a aptidão de agir e intervir em seu meio histórico- cultural, conferindo significados efetivos na sua evolução social.
Descrição: SOUZA, E. C. do N. Autonomia do aluno e o professor como mediador no processo de aprendizagem: um olhar da perspectiva sócio-histórica. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19327
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edlani Cavalcante do Nascimento Souza.pdfPDF - Edlani Cavalcante do Nascimento Souza2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.