Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19375
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Natiele Leandro da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T18:55:33Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T18:55:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 516.22 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19375 | - |
dc.description | SILVA, N. L. da. Contribuições do desenho geométrico no ensino-aprendizagem da disciplina de Tópicos de Geometria I no curso de matemática da UEPB Campus I. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A disciplina de Tópicos de Geometria I é uma disciplina disponibilizada ao curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba, que aborda os conteúdos referentes à geometria euclidiana plana. O desenho geométrico é um conjunto de técnicas utilizadas para a construção de formas geométricas, tendo sua origem desde os primórdios da humanidade e tornando-se uma linguagem universal de comunicação e expressão, com o objetivo de analisar, interferir e transformar a realidade de membros de determinados grupos. O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as contribuições que o desenho geométrico pode proporcionar no ensino-aprendizagem da referida disciplina. Para obtermos as informações necessárias sobre o nosso tema, realizamos pesquisas em sites, revistas, livros, documentos oficiais e monografias. Também utilizamos alguns referenciais teóricos como Machado e Flores (2013), Rezende e Queiroz (2000), Barbosa (2003), Eves (1992), Rosa e Costa (2015), LDB (1961), dentre outros. De início procuramos abordar de maneira sucinta as origens da geometria e do desenho geométrico, bem como sua relevância para o ensino da geometria euclidiana plana, seus primeiros passos no ensino das escolas brasileiras e sua inserção no ensino superior, mais especificamente nos cursos de matemática. Desempenhamos um estudo comparativo (demonstração versus construção) de alguns conteúdos abordados pelas disciplinas em questão, de modo a nos permitir uma maior reflexão em torno dos resultados apresentados pela teoria da geometria plana e das soluções dos problemas de construções geométricas, evidenciando os elementos comuns a ambos, o que serve de auxílio para o desenvolvimento de tais resultados. Assim, percebemos que as representações gráficas contribuem significativamente no ensino-aprendizagem da disciplina de Tópicos de Geometria I, sendo suporte para toda a teoria da geometria euclidiana plana desenvolvida no decorrer do trabalho e contribuindo com novas reflexões e perspectivas de estudo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Desenho geométrico | pt_BR |
dc.subject | Geometria euclidiana | pt_BR |
dc.subject | Geometria plana | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Contribuições do desenho geométrico no ensino-aprendizagem da disciplina de Tópicos de Geometria I no Curso de Matemática da UEPB Campus I | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Natiene Leandro da Silva.pdf | PDF - Natiene Leandro da Silva | 16.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.