Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19390
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais Filho, Francisco Marcelino de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T21:20:56Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T21:20:56Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 516.06 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19390 | - |
dc.description | MORAIS FILHO, F. M. Dificuldades na resolução de problemas envolvendo as grandezas geométricas perímetro e área. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo surgiu a partir de questionamentos de como os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental estão resolvendo problemas de Geometria, especificamente os relacionados as grandezas geométricas perímetro e área. Assim, tem como objetivo geral analisar a compreensão dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao resolver problemas envolvendo as grandezas geométricas, perímetro e área. A pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal da cidade de Patos/PB, numa turma do 8° ano composta por 34 alunos. A investigação se caracteriza como pesquisa qualitativa do tipo pedagógica, abordando estratégias para a Resolução de Problemas, destacando as etapas segundo Polya (1995). O desenvolvimento da pesquisa aconteceu por algumas etapas: aplicação do teste de sondagem com cinco situações-problemas envolvendo as grandezas geométricas perímetro e área; análise das repostas oferecidas pelos alunos ao teste de sondagem; e resolução, de forma coletiva, das cinco situações-problemas do teste de sondagem. O trabalho discorre sobre a metodologia Resolução de Problemas a partir de autores como Polya (1995), Onuchic (1999), Araújo (2010), Dante (1988), Rodrigues e Magalhães (2011), entre outros. Apresenta, também, algumas considerações sobre os processos de ensino e aprendizagem de Geometria, considerando as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática (PCN). Foi constatado que muitos alunos estão preocupados em encontrar uma resposta para o problema, mas não estão dispostos a resolvê-lo, ou pelo menos encontrar uma resposta coerente; querem oferecer uma resposta, sem refletir sobre. Evidencia-se também que, a maioria dos sujeitos da pesquisa não sabe diferenciar as grandezas geométricas área e perímetro, o que contribui para a não solução das situações- problemas de forma adequada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Júlio Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Perímetro | pt_BR |
dc.subject | Área | pt_BR |
dc.subject | Problema matemático | pt_BR |
dc.title | Dificuldades na resolução de problemas envolvendo as grandezas geométricas perímetro e área | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francisco Marcelino de Morais Filho.pdf | 8.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.