Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais Filho, Francisco Marcelino de-
dc.date.accessioned2019-05-13T21:20:56Z-
dc.date.available2019-05-13T21:20:56Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.other21. ed. CDD 516.06-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19390-
dc.descriptionMORAIS FILHO, F. M. Dificuldades na resolução de problemas envolvendo as grandezas geométricas perímetro e área. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo surgiu a partir de questionamentos de como os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental estão resolvendo problemas de Geometria, especificamente os relacionados as grandezas geométricas perímetro e área. Assim, tem como objetivo geral analisar a compreensão dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao resolver problemas envolvendo as grandezas geométricas, perímetro e área. A pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal da cidade de Patos/PB, numa turma do 8° ano composta por 34 alunos. A investigação se caracteriza como pesquisa qualitativa do tipo pedagógica, abordando estratégias para a Resolução de Problemas, destacando as etapas segundo Polya (1995). O desenvolvimento da pesquisa aconteceu por algumas etapas: aplicação do teste de sondagem com cinco situações-problemas envolvendo as grandezas geométricas perímetro e área; análise das repostas oferecidas pelos alunos ao teste de sondagem; e resolução, de forma coletiva, das cinco situações-problemas do teste de sondagem. O trabalho discorre sobre a metodologia Resolução de Problemas a partir de autores como Polya (1995), Onuchic (1999), Araújo (2010), Dante (1988), Rodrigues e Magalhães (2011), entre outros. Apresenta, também, algumas considerações sobre os processos de ensino e aprendizagem de Geometria, considerando as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática (PCN). Foi constatado que muitos alunos estão preocupados em encontrar uma resposta para o problema, mas não estão dispostos a resolvê-lo, ou pelo menos encontrar uma resposta coerente; querem oferecer uma resposta, sem refletir sobre. Evidencia-se também que, a maioria dos sujeitos da pesquisa não sabe diferenciar as grandezas geométricas área e perímetro, o que contribui para a não solução das situações- problemas de forma adequada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Júlio Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectPerímetropt_BR
dc.subjectÁreapt_BR
dc.subjectProblema matemáticopt_BR
dc.titleDificuldades na resolução de problemas envolvendo as grandezas geométricas perímetro e áreapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Marcelino de Morais Filho.pdf8.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.