Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Diego Cássio Garcia-
dc.date.accessioned2019-05-16T11:56:58Z-
dc.date.available2019-05-16T11:56:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19400-
dc.descriptionFERNANDES, D. C. G. A ocorrência do ensino de Física nos anos finais do ensino fundamental e as competências necessárias para ensinar e aprender. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando algumas experiências que tratam do ensino de Física nas escolas, é possível tratar especialmente no que se refere aos anos finais do Ensino Fundamental, que predomina uma metodologia de ensino puramente teórico que deixa a desejar a busca por uma prática de metodologias ativas mais diretamente ligadas aos conteúdos abordados e trabalhados em sala de aula. Essa prática pode vir a ser um facilitador para a aprendizagem. Apesar de o Ensino de Ciências (citado como um todo), e o Ensino de Física (citado como uma parte), terem ganhado gradativamente espaço no currículo escolar, ainda é notória a ausência de uma preparação significativa que conduza os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Assim o objetivo desta pesquisa, é investigar como se apresenta o Ensino de Ciências para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e qual a parcela de participação da Física nesta etapa, e ainda, perante o olhar do professor, como está o processo de recepção por parte dos professores das competências para ensinar e aprender exigidas pela BNCC. Inicialmente se fundamentou este estudo com pesquisas de cunho Bibliográfico, que, por conseguinte, ganhou um caráter, no qual se obteve resultados quali-quantitativos. Para se chegar as conclusões, foram investigados através de questionário, uma amostra de vinte e dois (22) professores da área de Ciências Naturais, que atuam em cinco cidades diferentes que responderam sobre o processo didático e a forma metodológica como atuam em sala de aula, especialmente, no que se refere a ocorrência da Física inserida no Ensino de Ciências desde os anos inicias até os anos finais da Educação Básica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kilmara Rodrigues dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso Didáticopt_BR
dc.titleA ocorrência do ensino de Física nos anos finais do ensino fundamental e as competências necessárias para ensinar e aprenderpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Cássio Garcia Fernandes.pdf8.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.