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dc.contributor.authorSantana, Francisco Felipe Ramos-
dc.date.accessioned2019-05-16T12:06:36Z-
dc.date.available2019-05-16T12:06:36Z-
dc.date.issued2018-11-28-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19402-
dc.descriptionSANTANA, F. F. R. História da Matemática em sala de aula: o que propõem os livros didáticos e como é concebida pelos professores. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.pt_BR
dc.description.abstractNa contemporaneidade há várias tendências em Educação Matemática, as quais são consideradas meios para aprender e ensinar Matemática. Dentre essas tendências, a História da Matemática, tem potencializado a aprendizagem de conteúdos matemáticos por meio da associação entre História e Matemática, quando é abordada numa perspectiva pedagógica. Assim, o presente trabalho monográfico tem como objetivo analisar a História da Matemática nas práticas pedagógicas de professores de Matemática e sua abordagem em livros didáticos do Ensino Fundamental. Para operacionalização da pesquisa foi analisada uma coleção de livros didáticos de Matemática, de uma escola pública municipal da cidade de Patos, Paraíba, aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para o triênio 2017-2019, e aplicação de um questionário estruturado aos professores de Matemática do Ensino Fundamental da referida escola, totalizando duas docentes, sujeitos da pesquisa. Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa qualitativa na modalidade descritiva. Teoricamente, o trabalho está pautado em reflexões de pesquisadores como Miguel (1997), D’ambrosio (2007), Lopes e Alves (2014) Dias (2016) e tantos outros, que apontam a importância de trabalhar com a História da Matemática, interdisciplinaridade e contextualização nas aulas de Matemática. Considera as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Matemática (PCN) e as orientações dos Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Evidenciamos, portanto, que o trabalho com a História da Matemática numa perspectiva pedagógica e da associação entre História e Matemática ainda precisa de fundamentos metodológicos que auxiliem os professores de Matemática em suas práticas, pois a coleção dos livros didáticos analisados e os discursos dos professores pesquisados explicitam a carência de um trabalho pedagógico mais consistente com História da Matemática, a possibilitar estratégias para o professor ensinar e novos meios para o aluno aprender, sempre com vistas à aprendizagem em Matemática com significados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Júlio Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.titleHistória da Matemática em sala de aula: o que propõem os livros didáticos e como é concebida pelos professorespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

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