Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Rafaela Barbosa-
dc.date.accessioned2019-05-20T15:02:21Z-
dc.date.available2019-05-20T15:02:21Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 302.14-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19425-
dc.descriptionPEREIRA, R. B. Um olhar sobre a prática do professor de língua portuguesa voltada ao aluno com deficiência. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa analisar os aspectos da formação dos professores de Língua Portuguesa em relação ao ensino da pessoa com deficiência. Como também apresentar algumas dificuldades em sua prática de ensino. A metodologia utilizada, foi uma pesquisa qualitativa realizada através de um questionário. Foram analisados os dados dos questionários destinados a dois professores de língua portuguesa que trabalham diariamente com alunos com deficiência, sendo assim, analisamos através das respostas dos docentes as maiores dificuldades e a questão da inclusão que ainda é um grande desafio para o docente, como também as práticas de ensino mencionadas em sala de aula, pois, conforme foi observado são usados recursos pedagógicos, mas muitas vezes é esquecido o trabalho da tecnologia da informação, ligada ao exercício didático. A questão dos cuidados que o educador deve ter em relação à evasão escolar também é citada neste estudo, tendo em vista que o aluno tem várias razões de não frequentar a escola e precisa do apoio escolar para fazer a intermediação. Para enriquecimento e comprovações de teorias, foram citados escritores a exemplo de FERREIRA, (2007), CANARIO, (1998) e OLIVEIRA, (2000). O presente estudo foi de suma importância para a reflexão de como trabalhar com esses alunos, quebrando os possíveis paradigmas que aparecem no caminho por meio da formação continuada, cursos de capacitações e pesquisas baseadas em autores que ajudem a superar os desafios presentes todos os dias.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aline de Fátima da Silva Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleUm olhar sobre a prática do professor de língua portuguesa voltada ao aluno com deficiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Barbosa Pereira.pdfPDF - Rafaela Barbosa Pereira4.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.