Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula Nunes da-
dc.date.accessioned2019-05-27T19:24:31Z-
dc.date.available2019-05-27T19:24:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 371.912-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19478-
dc.descriptionSILVA, A. P. N. da. A literatura surda como mediadora do ensino de Libras para crianças ouvintes na educação infantil. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca tecer uma análise sobre a importância da Literatura Surda como mediação no ensino de Libras para crianças ouvintes na educação infantil. Para tanto, a pesquisa objetiva promover uma investigação em uma turma da rede de ensino (privado) apresentando aos alunos (as) ouvintes uma experiência de conhecer uma segunda língua (Libras) a partir da Literatura Surda, o conto “O patinho feio” traduzido em língua de sinais. A finalidade é ensinar alguns vocabulários em Libras presentes na narrativa e demonstrar que é possível a aprendizagem das crianças através da contextualização da Literatura Surda. A pesquisa desenvolvida apresenta uma abordagem qualitativa exploratória, cujos dados que o embasam foram obtidos através de uma intervenção, realizada na Escola Educandário Pedro Cardoso, no município de Belém-PB. Para uma amostra mais significativa, recorremos, também, a registros iconográficos (fotografias e vídeos) das crianças. Como também, revisões bibliográficas de autores como Mourão (2011); Nichols (2016); Strobel (2008) entre outros. Percebeu-se que a Literatura Surda é uma grande ferramenta para o auxilio da aprendizagem da língua de sinais e o desenvolvimento cognitivo das crianças ouvintes. E diante das conclusões, a possibilidade de inserções metodológicas acerca do conhecimento da Libras com base na Literatura Surda ainda na educação infantil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aline de Fátima da Silva Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura surdapt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinais (Libras)pt_BR
dc.subjectCrianças ouvintespt_BR
dc.titleA literatura surda como mediadora do ensino de libras para crianças ouvintes na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Nunes da Silva.pdfPDF - Ana Paula Nunes da Silva4.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.