Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19478
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Paula Nunes da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-27T19:24:31Z | - |
dc.date.available | 2019-05-27T19:24:31Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.912 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19478 | - |
dc.description | SILVA, A. P. N. da. A literatura surda como mediadora do ensino de Libras para crianças ouvintes na educação infantil. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca tecer uma análise sobre a importância da Literatura Surda como mediação no ensino de Libras para crianças ouvintes na educação infantil. Para tanto, a pesquisa objetiva promover uma investigação em uma turma da rede de ensino (privado) apresentando aos alunos (as) ouvintes uma experiência de conhecer uma segunda língua (Libras) a partir da Literatura Surda, o conto “O patinho feio” traduzido em língua de sinais. A finalidade é ensinar alguns vocabulários em Libras presentes na narrativa e demonstrar que é possível a aprendizagem das crianças através da contextualização da Literatura Surda. A pesquisa desenvolvida apresenta uma abordagem qualitativa exploratória, cujos dados que o embasam foram obtidos através de uma intervenção, realizada na Escola Educandário Pedro Cardoso, no município de Belém-PB. Para uma amostra mais significativa, recorremos, também, a registros iconográficos (fotografias e vídeos) das crianças. Como também, revisões bibliográficas de autores como Mourão (2011); Nichols (2016); Strobel (2008) entre outros. Percebeu-se que a Literatura Surda é uma grande ferramenta para o auxilio da aprendizagem da língua de sinais e o desenvolvimento cognitivo das crianças ouvintes. E diante das conclusões, a possibilidade de inserções metodológicas acerca do conhecimento da Libras com base na Literatura Surda ainda na educação infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura surda | pt_BR |
dc.subject | Língua brasileira de sinais (Libras) | pt_BR |
dc.subject | Crianças ouvintes | pt_BR |
dc.title | A literatura surda como mediadora do ensino de libras para crianças ouvintes na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Paula Nunes da Silva.pdf | PDF - Ana Paula Nunes da Silva | 4.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.