Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19487
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maria Isabel Soares da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T12:51:57Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T12:51:57Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-20 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 613.7042 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19487 | - |
dc.description | SANTOS, M. I. S. R. A importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor da criança nas aulas de Educação Física. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e à Distância, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inserção da Educação Física, nas escolas de Educação Infantil, possibilita a criança, através de jogos e atividades lúdicas, desenvolver, ampliar e aprimorar suas capacidades motoras, psíquicas e cognitivas. Deste modo, este artigo tem como principal objetivo relatar a importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor da criança nas aulas de Educação Física. A pesquisa tem um caráter bibliográfico, tendo como base os construtos teóricos fornecidos por diversos autores, possibilitando um aprofundamento do assunto, através de literatura pertinente. O levantamento bibliográfico foi realizado a partir da análise de fontes secundárias, como livros, artigos, documentos monográficos, periódicos, sites confiáveis, que abordam, de diferentes maneiras, o tema escolhido para o estudo. O resultado da pesquisa constatou, diante do referencial teórico exposto e com base na pesquisa apresentada, que a Educação Física é de suma importância já nos primeiros anos de escolarização, tendo em vista que a criança necessita de estímulos, para um melhor desenvolvimento psicomotor. Propomos, nesse sentido, que todas as práticas de ensino, precisam considerar a criança como um sujeito dotado de potencialidades, capaz de aprender utilizando os cinco sentidos, o corpo, e todas as suas linguagens. Refletimos que não oportunizar esses momentos de interação e de ludicidade, provoca entraves à imaginação, à criatividade e à maturação da criança. Aí reside o papel mediador e facilitador do professor, para que o aprendiz chegue aos seus objetivos, pois é nesta fase que eles mais precisam de orientação, para que seu corpo e mente, desenvolvam-se de maneira saudável. Daí a importância da Educação Física estar presente nesta fase escolar, para que as crianças possam ter a oportunidade de experimentar diversas formas de movimentos, uma vez que é através dessas experiências concretas que elas constroem as noções básicas para o desenvolvimento intelectual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Adriano Homero Vital Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Jogos e Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Psicomotor | pt_BR |
dc.title | A importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor da criança nas aulas de Educação Física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - ED. FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Isabel Soares da Rocha Santos.pdf | 7.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.