Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, José Ailton Ferreira-
dc.date.accessioned2019-05-29T13:29:40Z-
dc.date.available2019-05-29T13:29:40Z-
dc.date.issued2018-04-14-
dc.identifier.otherCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19497-
dc.descriptionSANTOS, J. A. F. A Educação Física Escolar como instrumento na socialização de alunos de uma escola pública da cidade de Mãe D'água- PB. 2018. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e à Distância, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva demonstrar a eficiência da educação física escolar como importante instrumento de intervenção pedagógica no processo de socialização de alunos com dificuldade em respeitar as regras de convivência social. Para atingir os objetivos propostos, desenvolvemos uma série de atividades (jogos, brincadeiras, circuitos, maratonas), que possibilitaram a observação de uma melhor assimilação de regras no transcorrer da pesquisa. A partir da realização dessas atividades, obteve-se o envolvimento de toda a comunidade escolar. Num primeiro momento trabalhou-se com os pais através de reuniões que buscaram esclarecer as intenções do projeto: utilizar a Educação Física escolar como instrumento e mecanismo de socialização dos alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nabor Wanderley. Em seguida, executamos as atividades com os alunos, seguindo criteriosamente um cronograma elaborado para esse fim, essas ações tiveram a finalidade de fomentar, entre os alunos, processos de socialização, bem como promover a aprendizagem e a aceitação de regras. Uma vez realizados esses procedimentos didáticos, organizamos um momento de socialização dos trabalhos desenvolvidos onde, na ocasião, toda a comunidade escolar pôde apreciar os resultados advindos dos seus próprios trabalhos. Após a realização dessa proposta pedagógica interventiva, orientado a partir da perspectiva metodológica da Pesquisa-Ação, aplicamos um questionário que buscou aferir o nível de conhecimentos dos alunos sobre as atividades físicas, os níveis de aceitação da prática pedagógica oferecido naquela ocasião, como também, as suas reações ante as regras e limites impostos pela instituição e pela sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Adriano Homero Vital Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectSocialização de discentept_BR
dc.subjectSocialização em Mãe D'águapt_BR
dc.subjectMãe D'águapt_BR
dc.titleA Educação Física Escolar como instrumento na socialização de alunos de uma escola pública da cidade de Mãe D'água - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ailton Ferreira Santos.pdfPDF - José Ailton Ferreira Santos4.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.