Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19559
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ivannia Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T13:20:06Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T13:20:06Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 542 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19559 | - |
dc.description | SILVA, I. S. Ensino de Química utilizando como tema gerador: A crise no abastecimento de água no município de Algodão de Jandaíra. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | É evidente que a química estar inserida em vários processos do nosso cotidiano, onde parte da população e principalmente alunos que já tiveram contato com a disciplina, nem sempre tem essa visão. Diante desse cenário, trazer o ensino de química para o dia-a-dia do aluno faz com que os conteúdos sendo muitas vezes julgados por eles como de difícil compreensão se tornem mais fácil. A água por ser um elemento indispensável para a sobrevivência pode ser um aliado nesse processo de aprendizagem. Na cidade de Algodão de Jandaira, localizada no Curimataú Paraibano, região que sofre com a escassez de água, boa parte da população não tem o devido conhecimento da qualidade da água que chega à suas casas, já que a cidade não dispõe de um sistema de tratamento adequada. Com base nisso, a pesquisa teve como objetivo apresentar aos alunos do 2° ano do ensino médio, através da prática pedagógica, como a química é aplicada no meio social a partir do ―Tema Gerador: Crise hídrica e as etapas do tratamento de água‖. Foi utilizada a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos proposto por Delizoicov (2005) e a experimentação problematizadora. De acordo com os resultados obtidos foi possível concluir que para a realização de atividades diferenciadas em sala de aula e que faça o aluno a participar de forma ativa, basta que o professor modifique as suas praticas de modo que os alunos possam reconhecer a ciência (química) como parte integrante do seu meio no qual estamos integrados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juracy Regis de Lucena Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Tratamento de água | pt_BR |
dc.subject | Poluição | pt_BR |
dc.subject | Educação Química | pt_BR |
dc.title | Ensino de Química utilizando como tema gerador: A crise no abastecimento de água no município de Algodão de Jandaíra | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ivannia Santos Silva.pdf | PDF - Ivannia Santos Silva | 12.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.