Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1956
Título: A inclusão de uma criança surda em uma escola pública de Campina Grande: limites e desafios
Autor(es): Sousa, Rosana Figueiredo do Nascimento
Palavras-chave: Criança
Educação
Inclusão social. Surdez
Escola pública
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida com o intuito de investigar e contribuir para a reflexão acerca da inclusão da criança Surda em uma Escola de Ensino Fundamental na cidade de Campina Grande. Priorizando a questão das dificuldades encontradas pela aluna Surda na sala de aula e a sua completa inclusão. Buscando enfatizarmos nessa proposta os vários fatores que determinam a Surdez destacando as causas de nascimento e as causas adquiridas, e também mostrando os problemas que a criança Surda enfrenta no seu dia-a-dia escolar, suas limitações como o da instituição e o que o sistema educacional e governamental tem feito desde o fator físico e pedagógico para ajudar na inclusão desta. Destacando assim a Surdez e sua existência visual, demonstrando o Surdo e sua trajetória escolar, e os modelos educacionais criados a partir de 1755 até a conquista do Surdo no atual sistema de ensino relatando os limites e desafios de uma aluna surda em uma sala de aula inclusiva. Objetivos Assim, este estudo teve o propósito de investigar as formas de inclusão de uma criança Surda em uma escola regular da rede municipal de Campina Grande; objetivando, especificamente, observar os limites e necessidades da professora na condução deste processo, verificando as condições existentes para que a criança Surda desenvolva sua competência escolar, capacidade de raciocínio e de adaptação as diferentes situações do cotidiano. Metodologia Este trabalho trata-se de um estudo qualitativo constituído como estudo de caso, foi realizado na Escola CEAI - Centro de Educação Integrado Dr. Elpídio de Almeida, localizada na Rua Joaquim Amorim Júnior S/N, Bairro da Ramadinha II, Campina Grande – PB. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário destinado a uma professora, baseado no tema: “A Inclusão de uma Criança Surda em uma Escola Pública de Campina Grande: Limites e Desafios”. Neste questionário foram feitas 8 perguntas, com o objetivo de averiguar as formas de inclusão de uma criança Surda em uma escola regular, na qual 99% dos alunos são ouvintes.
Descrição: Sousa, R. F. do N. A inclusão de uma criança surda em uma escola pública de Campina Grande: limites e desafios. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1956
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosana Figueiredo do Nascimento Sousa.pdfRosana Figueiredo do Nascimento Sousa1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.