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dc.contributor.authorAragão, Laize de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-06-05T14:18:57Z-
dc.date.available2019-06-05T14:18:57Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.otherCDD 796.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19571-
dc.descriptionARAGÃO, L. de O. Mulheres no futsal: A contribuição da Educação Física Escolar na construção de identidade. 2018. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractAs mulheres no esporte representam uma luta por igualdade e o futsal sendo uma variação do futebol é um esporte praticado por homens e mulheres onde as mulheres atletas são chamadas a prestar contas sobre suas identidades de gênero e orientações sexuais. A mulher, no esporte em geral, quando é lembrada não é retratada por seu desempenho ou conquista, mas pela sua beleza e sexualidade frente a mídia. O futsal feminino está presente como modalidade esportiva nas escolas, fazendo parte não só das aulas práticas mais sim das aulas teóricas. Esse estudo é fruto da experiência de ensino do futsal para estudantes do ensino médio, do sexo feminino, no IFPB desenvolvida no estágio supervisionado IV que se desenvolve com norteadores e uma metodologia pedagógica através do projeto escolar intitulado 'Somos meninas e jogamos futsal' com atuação fora da UEPB e teve como objetivo do estudo: abordar e discutir o futsal num processo histórico-cultural de sociedade na construção de identidades e corpos femininos. Quanto aos objetivos específicos: apresentar e vivenciar o futsal no sentido de (re)significar lugares da mulher no esporte, de forma a valorizar o senso crítico a partir de discussões sobre o preconceito e igualdade de gênero e orientação sexual além de possibilitar experiências que compreendam as práticas corporais, no caso o futsal, na construção de identidades de mulheres. A falta de conhecimento das regras básicas do futsal, o desconhecimento dos conceitos básicos de preconceito, igualdade, machismo, bem como a timidez para se expressar em debates e rodas de conversa foi se observado no estudo, como o preconceito sendo algo relevante e cometido primeiramente no âmbito familiar. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa descritiva qualitativa com a observação e o caderno de campo, através dos registros de aulas com os avanços e dificuldades ao longo das aulas, bem como, os relatos das estudantes durante as aulas práticas e teóricas com o auxílio de documentários, artigos e matérias esportivas no trato do futsal feminino para compreender esse processo de construção de identidade. A educação física contribui com a educação intelectual e moral nas escolas, uma das responsabilidades dessa disciplina é de instruir e instigar o aluno a opinar e se posicionar criticamente em relação às atuais linhas de cultura corporal de movimento, podendo ter seus componentes praticados por ambos os sexos no âmbito escolar. Possíveis aulas de Educação Física mistas podem dar oportunidades de meninos e meninas observarem-se, descobrirem-se e aprenderem a ser mais tolerante, não discriminar e compreender as diferenças, de forma a não reproduzir estereótipos das relações sociais entre os sexos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Elaine Melo de Brito Costa Lemospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.titleMulheres no futsal: A contribuição da Educação Física Escolar na construção de identidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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