Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19574
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Eleutério, Deise Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T14:21:49Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T14:21:49Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19574 | - |
dc.description | ELEUTÉRIO, D. A. O ensino de Zoologia através do lúdico na cidade de Areial – PB. 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou a aplicação de metodologias lúdicas para o ensino de zoologia como ferramenta alternativa de ensino, auxiliando os professores da disciplina a trabalharem com aulas mais dinâmicas que atraíssem à atenção dos alunos durante as aulas, favorecendo a participação e o aprendizado. Foi realizado em uma escola pública, denominada de Escola Municipal de Ensino Fundamental Geraldo Luiz de Araújo, que fica localizada na cidade de Areial, na Paraíba. A pesquisa foi feita com 92 alunos, que estavam divididos em (4) quatro turmas do 7º ano do ensino fundamental. A pesquisa se caracterizou como quali-quantitativa, através da aplicação de questionários pré-teste e pós-teste. Os resultados encontrados apontam que a aplicação de estratégias, como jogos educativos, favorece o processo ensino-aprendizagem. Houve um aumento significativo no número de acertos das questões específicas de cada conteúdo abordado através das atividades lúdicas, acarretando um aumento do rendimento dos alunos em algumas questões, e consequente melhoria do aprendizado, alcançando 66,1% no jogo do Tabuleiro dos Poríferos, 74% na Roleta dos Cnidários, 56% no jogo da memória e 58,7% no Dominó dos Peixes. Concluindo-se que além da melhoria na compreensão dos temas trabalhados, foi possível observar um melhor entrosamento entre os discentes durante a realização das atividades propostas e a criação de um ambiente mais participativo, dinâmico e interativo em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Adrianne Teixeira Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | O ensino de Zoologia através do lúdico na cidade de Areial – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Deise Araújo Eleutério.pdf | PDF - Deise Araújo Eleutério | 13.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.