Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Ádson Bruno Costa-
dc.date.accessioned2012-09-18T12:43:36Z-
dc.date.available2012-09-18T12:43:36Z-
dc.date.issued2012-09-18-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/195-
dc.descriptionPEREIRA, A. B. C. Estudo da percepção de alunos de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB, sobre o meio ambiente. 2011. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractA identificação da percepção ambiental vem sendo cada vez mais necessária como forma de estudo para intervir na educação na tentativa contribuir para mudar o atual quadro de degradação ambiental. A forma como a Educação Ambiental é abordada nas escolas nem sempre condiz com a realidade vivenciada pelos alunos. Ocorre então a necessidade de uma abordagem contextualizada para que possa contribuir de forma efetiva no processo de ensino-aprendizagem de uma forma global, integrada e interdisciplinar. Na perspectiva de identificar como as questões ambientais são tratadas no âmbito da escola, enquanto ferramenta disponível para formar indivíduos conscientes e aptos a exercer a cidadania, neste trabalho objetivamos estudar a percepção dos alunos de uma escola pública acerca das atitudes ecológicas para uma melhor relação do homem com o meio a partir do referencial de Educação Ambiental. Participaram dessa pesquisa 93 alunos do ensino médio de uma escola pública do Município de Campina Grande, no estado da Paraíba. Nesta perspectiva foram identificadas as percepções acerca do meio ambiente, da preservação e da conservação dos ambientes naturais. Foi possível perceber que muitos dos participantes enfatizam o meio ambiente como sendo a natureza, o local onde se vive e tudo que está a nossa volta, situando o homem fora do ambiente natural. A análise e interpretação dos resultados evidenciam que os entrevistados se apresentam conscientes em relação a muitos aspectos ambientais apesar de não terem o conhecimento adequado para agir no meio. A Educação Ambiental precisa então ser tratada de forma mais contextualiza para que consiga a atenção e relevância que merece, e para que possa ser relacionada de forma mais clara com os problemas pertinentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Márcia Adelino da Silva Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleEstudo da percepção de alunos de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB, sobre o meio ambientept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adson Bruno Costa Pereira.pdfÁdson Bruno Costa Pereira742.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.