Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19624
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Géssica Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T15:13:12Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T15:13:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19624 | - |
dc.description | RAMOS, G. G. A pesquisa em ensino de Química na prática dos professores da Educação Básica. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa no ensino de química é de fundamental importância, para a construção do conhecimento crítico e o desenvolvimento intelectual do professor. Na educação básica, faz-se necessário professores/pesquisadores que possam refletir criticamente sobre as suas ações pedagógicas como docentes, buscando compreender a complexidade do ato de ensinar e aprender Química, sendo importante utilizar estratégias de ensino inovadoras, que de alguma forma contribua para a formação de cidadãos. Diante destas questões, este trabalho tem por objetivo, diagnosticar como tem acontecido a prática da pesquisa em ensino de química por professores do ensino médio e fundamental. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, na forma de estudo de caso. Participaram da pesquisa, 6 professores de química das cidades de Puxinanã, Campina Grande, e Matinhas. Os dados foram coletados através da aplicação de dois questionários. A pesquisa aponta diante desta amostragem que 50% dos professores atuam como pesquisadores e 50% não atuam. São vários os motivos desses docentes que não são pesquisadores no espaço educacional, as mais citadas foram má formação durante sua graduação e a falta de tempo para exercer práticas inovadoras no ensino. Existem também motivações que incentivaram esses 50% dos professores se tornarem pesquisadores, e uma das mais citadas foi à gratificação financeira paga através do prêmio mestres da educação. Neste contexto, torna-se importante que os professores reflitam sobre a importância de usarem a pesquisa como prática para a reflexão de suas ações pedagógicas, melhorando o Ensino de Química na educação básica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kátia Dias Nery | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa científica | pt_BR |
dc.subject | Pesquisadores | pt_BR |
dc.title | A pesquisa em ensino de Química na prática dos professores da Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Géssica Garcia Ramos.pdf | PDF - Géssica Garcia Ramos | 14.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.